Yoga e relaxamento auxiliam na qualidade de vida de gestantes

“As posturas do yoga atuam na parte física, beneficiando a musculatura, os ligamentos, os órgãos vitais e toda a parte estrutural do corpo humano, bem como na estrutura energética”, diz instrutora (Foto: Ascom SMS)

A gravidez é um mundo de novas descobertas, repleta de alterações físicas e emocionais. Para cuidar da saúde de mães e bebês e dar informações sobre o universo da gestante, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, nesta quarta-feira, 24, atividades de yoga e relaxamento com um grupo de futuras mães na Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel de Souza, bairro Jabotiana.

Segundo a enfermeira Jocicleide Magalhães, os benefícios de uma vida saudável e ativa durante a gestação estão mais que comprovados cientificamente. Ela diz, ainda, que as informações que as mães recebem nos encontros em grupo são diferentes e complementares às passadas nas consultas.

“Temos um trabalho mais específico para atender as necessidades das gestantes, que debatem vários assuntos ligados a maternidade. Hoje o tema foi à prática do yoga, que é uma das opções mais indicadas para as grávidas, por ser uma modalidade que integra atividades físicas e práticas de relaxamento, proporcionando o bem-estar do corpo e da mente”, explicou.

Durante a atividade, a instrutora de yoga tradicional e voluntária, Maria Cláudia Franco, falou sobre os movimentos, que visam ampliar a consciência corporal e ajudar na boa postura durante toda a gestação, tonificando e alongando os músculos, mobilizando as articulações, melhorando a flexibilidade e prevenindo desconfortos e lesões.

“A gestação é um momento único para cada mulher e é particularmente favorável para a prática de relaxamento. De um modo geral, as posturas do yoga atuam na parte física, beneficiando a musculatura, os ligamentos, os órgãos vitais e toda a parte estrutural do corpo humano, bem como na estrutura energética. Atuam também sobre a parte psicológica e emocional da praticante, através da concentração, relaxamento e respiração, trazendo como consequência o controle das emoções”, enfatizou.

Em sua primeira gestação, Iraneide Alves participa do grupo desde o início de sua gravidez. “Depois destas atividades fico até mais calma. O yoga me promove conforto através de uma prática prazerosa, relaxamento físico e mental, e redução dos desconfortos comuns da gravidez, por meio de exercícios dinâmicos e movimentos fluídos”, disse.

Os encontros acontecem uma quarta-feira por mês, na UBS Manoel de Souza, e atende em média 20 gestantes. Nas reuniões, os temas são variados sempre em torno da maternidade. O grupo é aberto também para os pais que tenham interesse em participar, pois esta vivência diminui a ansiedade da mulher e fortalece ainda mais os laços da família.

Com informações da PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais