3º Congresso do Sindijus ocorre na noite desta sexta-feira

0

Com o tema “Democratizar o judiciário, democratizar a sociedade brasileira”, o 3º Congresso do Sindijus dá o pontapé inicial de debates sobre o Poder Judiciário sergipano e nacional na noite desta sexta, 24 de agosto, no Hotel Aquários, na Orla de Atalaia.

Alinhavando todas as atividades do evento, o tema reflete a necessidade urgente de uma reforma do Poder Judiciário, considerando o momento de avanço de posturas autoritárias contra os direitos da população que comprometem gravemente a democracia no país.

Nesta sexta à noite, a palestra de abertura é uma análise de conjuntura local do professor e presidente da CUT/SE, Rubens Marques Souza. Em seguida, será feita uma análise de conjuntura do Judiciário com Dionizio Jânio Barbosa de Souza, coordenador da Secretaria Geral da Fenajud, e, posteriormente, uma reflexão sobre a conjuntura nacional e internacional com o professor Jessé de Souza, PHD em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg da Alemanha e autor do livro ‘A Elite do Atraso’.

No sábado, 25, a programação começa às 8h30. Para discutir ‘O Judiciário brasileiro e as propostas para democratizá-lo’, a primeira mesa do dia reúne a promotora de Justiça aposentada Marília Lomanto Veloso, o advogado popular Patrick Mariano e o juiz de direito Marcelo Semer.

Já a segunda mesa do sábado, intitulada ‘As transformações no mundo do trabalho e seus reflexos para os trabalhadores do Judiciário’, traz o coordenador-geral da RET (Rede de Estudos do Trabalho), Giovanni Alves.

Às 19 horas, após deliberação da linha de atuação do sindicato para os próximos anos, acontece a plenária final e, em seguida, a confraternização de encerramento, também no Hotel Aquarios.

Confira a programação completa do congresso:

Dia 24/08 – Sexta-feira

18:00 – Credenciamento
19:00 – Sessão solene de abertura
20:00 – Análise de conjuntura local: Rubens Marques Souza, professor e presidente da CUT/SE.
20:20 – Análise de conjuntura do Judiciário: Dionizio Jânio Barbosa de Souza, coordenador da Secretaria Geral da FENAJUD.
20:40 – Análise de conjuntura nacional e internacional: Jessé de Souza, professor titular da UFABC, PHD em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg da Alemanha, autor de livros.
22:00 – Jantar de encerramento

Dia 25/08 – Sábado

08:30 – Apreciação e votação do regimento interno do 3º CONJUS
09:00 – Mesa: “O Judiciário brasileiro e as propostas para democratizá-lo”. Palestrantes:
Marília Lomanto Veloso, advogada, doutora em Direito pela PUC/SP, professora aposentada da UEFS, promotora de justiça aposentada do estado da Bahia, membro da ABJD – Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.
Patrick Mariano, escritor, advogado popular e mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília, escritor da coluna Contra Correntes do portal Justificando.Marcelo Semer, juiz de Direito em SP, membro da Associação Juízes para Democracia (AJD), mestre Direito Penal pela USP, doutorando em Direito Penal e Criminologia, escritor na coluna Contra Correntes do portal Justificando.
12:30 – Almoço
14:00 – Palestra: “As transformações no mundo do trabalho e seus reflexos para os trabalhadores do Judiciário”. Palestrante: Giovanni Alves, professor de sociologia da UNESP, doutor em Ciências Sociais pela UNCAMP, coordenador-geral da RET – Rede de Estudos do Trabalho.
15:30 – Coffee break
16:00 – Deliberar a linha de ação do sindicato, teses, moções e propostas de reforma estatutária
19:00 – Plenária Final
19:15 – Confraternização de Encerramento.

 

Comentários