AMO dá início a campanha Outubro Rosa em Sergipe

0

A Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) realizou na tarde desta segunda-feira, 01, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa em Aracaju, cujo objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

O trabalho da AMO é prestar assistência social em oncologia a pessoas com câncer em situação de vulnerabilidade social, sem restrição a idade ou ao tipo de câncer. “A AMO existe para apoiar essas mulheres, sobretudo, as que são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS)”, resume o assessor de Comunicação, Jeimy Remir.

Atualmente, a associação acolhe 2.451 pessoas com câncer da capital e do interior de Sergipe e de algumas cidades do interior da Bahia, de Alagoas e Pernambuco. Desse total, 1.721 são mulheres, sendo 880 pacientes com câncer de mama, em diferentes fases do enfrentamento (recém diagnosticada, em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia ou em controle da doença), o que corresponde a mais de 50% dos casos de câncer entre as mulheres beneficiadas pela instituição.

Maria Alves de Almeida, uma das integrantes da AMO (Foto: Portal Infonet)

“Não era o momento de ficar sofrendo, era o momento de enfrentar”, disse Maria Alves de Almeida, se referindo ao momento em descobriu um câncer de mama em 2005. Para ela, foi fundamental não perder à fé e acreditar na cura. Antes de descobrir a doença, ela já era integrante da AMO em virtude da sua filha, que teve um astrocitoma (tipo de câncer no sistema nervoso). “Na AMO, além de acolher as pessoas, levo mensagem de esperança”, conta.

Programação

– IV Concerto Outubro Rosa de Sergipe – 4 de outubro, às 20h30, no Teatro Atheneu com a Orquestra Sinfônica de Sergipe

– Caminhada das Vitoriosas – 10 de outubro, às 8h, em apoio às mulheres com câncer de mama – concentração e saída na sede da AMO em direção ao centro comercial de Aracaju

– 4ª Corrida Outubro Rosa de Sergipe, 27 de outubro, às 16h, a Orla da Atalaia – inscrições na sede da AMO ou pelo site: www.centraldacorrida.com.br/outubrorosa.

Por João Paulo Schneider e Verlane Estácio 

Comentários