Caminhão do Mosquito está em Aracaju até este domingo

0
As visitas ao caminhão acontecem das 9h às 15h (Foto: Sílvio Rocha)

Aracaju recebe o Caminhão do Mosquito Aedes aegypti.  O projeto, que é uma iniciativa Ministério da Saúde, está na praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais de Aracaju, até o próximo domingo, das 9h às 15h. Daqui, o Caminhão seguirá para Recife (PE).

O Caminhão irá percorrer cerca de 4.400 km, desde a saída de Brasília até a sua volta, no dia 10 de fevereiro. O objetivo é conscientizar a população sobre o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Circuito Interativo

A ideia do Circuito Interativo de Combate ao Mosquito nasceu há mais de dois anos. A primeira etapa do Circuito é a Casa Cenográfica, onde mensagens educativas e baseadas em histórias e relatos verdadeiros aparecem sobre uma tela de LED. Em seguida, para saber sobre os sintomas e o tratamento das doenças transmitidas pelo Aedes, são disponibilizadas informações em três telas touch screen. Já o terceiro ambiente é uma tela com foto touch, onde a pessoa registra sua participação no Circuito e pode enviar a imagem por e-mail.

Mais adiante, um tapete interativo possibilita que o morador da região se depare com focos de mosquito na área da casa fictícia projetada no painel. É possível ver os locais de potencial criadouro do inseto, além de espaços e objetos já usados pelo mosquito em sua reprodução, e saber como eliminar esses perigos. Depois disso, as pessoas têm a experiência de, por meio de uma projeção interativa, eliminar com as mãos ou uma raquete alguns mosquitos voando bem à sua frente.

Com informações da PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais