DanSE encanta público no Santa Maria

0
Show de estudantes encanta pública (Fotos: Ascom/Secult)

A quadra de esportes do Colégio Estadual Vitoria De Santa Maria ficou repleta de jovens para mais uma seleção de alunos participantes do DanSE – “Escola de Dança de Sergipe”. Na tarde da última quarta-feira, 17, crianças e adolescentes residentes do bairro Santa Maria tiveram uma tarde de diversão e conhecimento com profissionais da área da dança, professores e idealizadores do projeto. O DanSE é uma ação idealizada pelo Governo do Estado de Sergipe através das secretarias de Estado da Cultura, Educação, Casa Civil e Inclusão Social.

O evento deu início com as aulas dos professores Valdo Sandes (Ballet Clássico) e da professora mestre em Dança, Cecília Cavalcante. “Fazer ballet em grandes academias nos dias de hoje, infelizmente acarreta em problemas no que se refere ao lado financeiro das pessoas. Essa iniciativa do Governo do Estado, junto aos parceiros, só traz benefícios para a saúde e bem estar para estas crianças”, afirmou Valdo Sandes.

Maicon Souza foi um dos jovens participantes, e junto a um amigo, apresentou uma coreografia voltada para a dança de rua. “O DanSE é uma forma de ocupar a mente dos jovens da nossa comunidade e abrir uma nova visão de um mundo diferente direcionado para a arte da dança”, ressaltou. Dezenas de crianças e adolescentes se apresentaram dançando diversos ritmos nacionais como axé, funk, pagode e rap.

Vários grupos fazem apresentação em evento

Diversidade e estilo

O projeto também deu oportunidade ao estudante, Marley Ferreira, se apresentar no evento. O aluno do Colégio Vitória de Santa Maria, salientou que a união dos órgãos competentes pela educação e cultura só tendem a ascender projetos nas escolas do estado. “Esta seletiva não poderia ser em outro local senão no Bairro Santa Maria. A nossa comunidade, que muitas vezes é vista como violenta, por estar na periferia do município, também merece ser reconhecida pelos tantos talentos que temos aqui. Hoje, no palco, consegui ver no sorriso de cada aluno o quanto estão satisfeitos com toda essa iniciativa”, evidenciou.

Sobre o DanSE

A DanSE oferece três ciclos – Fundamental, Intermediário e Profissionalizante, que serão organizados em módulos e laboratórios, além de Projetos Especiais que incluem cursos livres, ações educativas e visitas aos teatros e apresentações. Cada turma/núcleo contemplará aproximadamente sessenta alunos participantes.

O ciclo fundamental tem como público-alvo crianças, de ambos os sexos, entre sete e doze anos de idade. Já o ciclo intermediário tem como públicos-alvo adolescentes, de ambos os sexos, entre onze e dezesseis anos de idade; o ciclo profissionalizante, por sua vez, tem como públicos-alvo jovens e adultos, de ambos os sexos, a partir dos quinze anos de idade. Todos os ciclos exigem que os participantes estejam matriculados em escola pública e cursando-a com frequência regular.

Fonte: Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais