Máquina de radioterapia continua quebrada no Cirurgia

0
Especialista deve chegar no meio dessa semana para consertar a máquina (Foto: Arquivo Portal Infonet) 

Os pacientes oncológicos do Hospital Cirurgia continuam com o tratamento interrompido. Desde o dia 15 de janeiro a máquina de radioterapia do hospital está quebrada, comprometendo o tratamento de pelo menos 40 pacientes. Segundo a nota divulgada pelo Cirurgia, o defeito ocorreu na válvula que faz o controle do fluxo de água para emissão dos feixes.

O Hospital afirma que está em contato com um técnico especializado para realizar o conserto da máquina, porém, o profissional é de outro estado, o que retarda o conserto. A previsão é que ele chegue em Aracaju no meio dessa semana.

A mesma máquina de radioterapia já apresentou outros tipos de defeitos ano passado, colocando em risco o tratamento dos pacientes com câncer usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Já são 21 dias sem tratamento. Eles disseram que estão providenciando o técnico para consertar a máquina, mas é uma história que só se arrasta”, critica Sheila Galba, representante do Grupo Mulheres de Peito.

Sem medicação da quimioterapia

Os pacientes em processos quimioterápicos também estão enfrentando a falta de medicamentos importantes no tratamento contra o câncer. Segundo o Grupo Mulheres de Peito, são pelo menos duas medicações em falta: uma delas é a carboplatina. O Hospital informou em nota que vai regularizar nos próximos dias o pagamento à clínica terceirizada, responsável pelo tratamento dos pacientes.

Por Ícaro Novaes

Comentários