Secult apoia a realização de eventos da UFS

0
A jornada acontece dias 23 e 24 de janeiro 

Em comemoração aos seus 20 anos, o Grupo de Pesquisa, Cultura, Identidade e Religiosidade (GPCIR), do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) irá realizar uma série de atividades de extensão. O grupo contou com a parceria da Secretaria de Estado da Cultuara (Secult), que disponibilizou o acervo de arquivo de jornais e o espaço da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), para pesquisas.

Nos dias 23 e 24 de janeiro, das 9h às 18h, o GPCIR promoverá o evento “Jornadas entre Portugal e Brasil – Rostos femininos: Estória e Histórias de Vida”.  Já nos dias 25 a 27 de janeiro, acontecerá o “I Colóquio Internacional do GPCIR – A Companhia de Jesus no Império português: Da criação até a primeira extinção”.

Sob a coordenação geral do professor doutor Antônio Lindvaldo Sousa, a Jornada insere-se nas atividades do projeto “Teses de médicos sergipanos das faculdades de medicina da Bahia e do Rio de Janeiro do século XIX e XX”.  Na abertura, será realizada uma conferência internacional com a professora doutora Maria de Deus Mando, da Universidade de Évora, pesquisadora da história das mulheres.

Já o Colóquio tem como foco colaborar com os estudos sobre religiosidades no império português, principalmente na temática sobre os primeiros anos de atuação da companhia de Jesus até a fase da primeira expulsão dessa companhia no mundo português. O evento acontecerá no Auditório da Didática VI, no campus central da UFS. Mais informações sobre os dois eventos, inclusive as inscrições, podem ser acessadas pelo site: www.gpcir.com.

Fonte e foto: Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais