SES está na Feira de Sergipe e ofertará testes rápidos

0
Serão disponibilizados cem testes, das 18 horas às 21 horas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa IST/Aids, estará na próxima quarta, 25, e quinta-feira, 26, na 17° Feira de Sergipe, que está montada na praça de eventos da Orla da Atalaia. Com a Unidade Móvel Fique Sabendo, a SES irá ofertar testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatites B e C para quem estiver transitando pelo local. Serão disponibilizados cem testes, das 18 horas às 21 horas.

Segundo Almir Santana, gerente do Programa IST/Aids, um dos objetivos da SES para este ano é tornar os testes rápidos ainda mais acessíveis para a população. “Estamos trabalhando este ano para ofertamos os testes rápidos com ainda mais frequencia porque é importante ficar cada vez mais perto da comunidade. E com os testes mais acessíveis conseguimos detectar precocemente as doenças. Um dos grandes problemas da Aids, por exemplo, ainda é o diagnóstico tardio. Por isso, estaremos na quarta e quinta na Orla e quem estiver na região e tiver interesse em fazer os testes é só ir a unidade móvel. Lembrando que os resultados são entregues na hora”, ressalta.

Além disso, a equipe do programa está todos os dias na feira, que vai até o próximo domingo, 28, realizando ação de conscientização e prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Das 19 horas às 22 horas estão sendo distribuídos preservativos e folhetos informativos sobre prevenção às doenças.

“A equipe está abordando as pessoas e esse tipo de ação é muito importante em locais de grande movimentação porque conseguimos chegar rapidamente à população que, nesse caso da feira, é bem diversificada. Estamos demonstrando até como usar preservativo feminino”, disse Almir Santana.

Fonte e foto: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais