Surto de caxumba é registrado na capital

Populção que ainda não se vacinou deve ir até uma unidade de saúde (Foto: Arquivo Infonet)

A Vigilância Epidemiológica de Aracaju, confirmou nesta sexta-feira, 9, que a capital sergipana registra um surto de caxumba. Até o momento, 15 casos já foram comprovados.

De acordo com a coordenadora da Vigilância, Tânia Santos, para ser denominado de surto é necessário que sejam registrados a partir de dois casos. Em Aracaju, em apenas uma escola foram detectados 11 dos casos da doença. As aulas no local foram suspensas. Os outros quatro casos foram registrados em um seminário.

Segundo a coordenadora, a vacina tríplice viral, utilizada para prevenir a doença, estão presentes nas unidades de saúde do município. “A vacina é ofertada nas 43 unidades de saúde e também no IPES”, informou.

Sintomas e precauções

Ainda segundo Tânia, os principais sintomas são: febre baixa, moleza no corpo, vômito, e principalmente inchaço nas glândulas salivares. Ela recomenda que a população verifique se já foi vacinada. “As pessoas que tiveram contato direto com a doença devem verificar no cartão de vacina para ver se já estão prevenidas, se não, devem procurar a unidade de saúde para tomá-la”, explicou.

Por Yago de Andrade e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais