MP visita obras do Centro Educacional Vitória de Santa Maria

Hoje pela manhã, o procurador geral de Justiça, Luiz Valter Ribeiro, visitou o canteiro das obras do Centro Educacional Vitória de Santa Maria. Considerada a maior escola pública de Sergipe, o centro está sendo construído no bairro Santa Maria, zona Sul da capital, através de uma parceria dos governos estadual e municipal, e de empresários locais.

“O Ministério Público está cumprindo a sua função social. Os poderes públicos e a sociedade precisam se mobilizar para trazer outras iniciativas que possam beneficiar a população, principalmente os jovens”, disse Luiz Valter Ribeiro. Segundo as informações passadas ao MP pelos engenheiros responsáveis pela obra, o centro deverá estar pronto em outubro de 2006 e terá capacidade para atender 2.500 alunos.

De acordo com o promotor de Justiça Orlando Rochadel, do Núcleo dos Direitos à Educação e à Saúde, o Centro Educacional Vitória de Santa Maria terá 34 salas de aula. Dez serão destinadas à educação infantil – crianças de zero a seis anos -, seis à educação fundamental – de 1ª a 4ª série -, nove salas ao ensino fundamental – 5ª a 8ª série – e nove salas de aula para o ensino médio – 1º ao 3º ano.

A atuação direta do MP no Santa Maria teve início em 2003, quando a instituição realizou o Censo Educação no bairro. A pesquisa apontou a existência de 2 mil crianças e adolescentes fora da sala de aula. Além disso a iniciativa do MP se estende ainda à construção de um ginásio de esporte, de uma moderna delegacia de polícia, um Fórum com o Juizado Especial Civil e Criminal e uma Vara de Assistência Judiciária Privativa.

“O nosso maior problema hoje é a falta de recursos. Estamos tendo dificuldade para fazer o ginásio de esportes. O governo federal, através do Ministério dos Esportes se comprometeu em nos ajudar, mas até agora, nenhum recurso chegou”, disse Orlando Rochadel.

Segundo o MP, o Centro Educacional Vitória de Santa Maria será construído numa área de 14 mil m². O complexo abrigará duas unidades de ensino, sendo uma estadual e a outra municipal. A gestão do centro será realizada por uma comitê de gestão. Este contará com a participação do MP, do governo do Estado, da prefeitura de Aracaju, da comunidade do Santa Maria e de empresários locais.

Participaram da visita ao canteiro de obras, a coordenadora geral do Ministério Público, Maria Cristina Mendonça; os promotores de Justiça, Orlando Rochadel, Carlos Augusto Alcântara Machado, Elias Pino, Deijaniro Jonas Filho, Ana Paula Menezes e José Rony Almeida; a presidente da Associação Sergipana do Ministério Público; além de representantes do governo do Estado, da prefeitura de Aracaju, da Petrobras, Norcon, Habitacional, Celi, PCL, G. Barbosa, e Flora Paisagismo. Esta última apresentou o projeto de paisagismo do Centro Educacional, feito de forma gratuita.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais