A adolescência, idade compreendida entre 10 e 20 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma época caracterizada por mudanças físicas, psicológicas e sociais. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2018, registrou 5.491 nascimentos, sendo 1.003 partos em adolescentes. Contabilizando uma média de 84 partos mês em 2018. Já no ano anterior, a MNSL registrou 5.761 partos, destes 1.105 em adolescentes.
A parturiente Bruna Emile Santos Alves, 17 anos, é mãe de Breno Lucas que nasceu de parto cesáreo no dia 29 de dezembro, com 3.848 Kg e 54 centímetros. “Foi um susto quando descobri que estava grávida, sou bailarina, jogo futebol e estava no ensino médio, último ano. No começo foi difícil, não queria meu filho. Apesar disso, minha mãe, me apoiou e toda família me ajudou”, disse a Bruna.
Ela enfatizou que isso foi muito importante. “Fiquei internada na MNSL, porque tenho asma, e já me tratava com uma obstetra de alto risco. Daqui a seis meses, depois que deixar de amamentar, eu volto para as atividades, o estudo, o balé e o futebol”, ressaltou. Meu bebê mama bem, tenho muito leite e faço também doação. Vou passar o resguardo na casa de minha mãe onde tenho suporte, apoio. “A responsabilidade e o amor estão juntos”, concluiu a jovem mãe.
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B