Banco de leite da MNSL necessita de novas doadoras

O estoque é usado para nutrir os bebês prematuros que nascem na maternidade (Foto: Ascom/SES)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) está necessitando que novas doadoras se apresentem como voluntárias para aumentar o estoque do banco de leite, que beneficia e salva a vida de muitos bebês.

O Banco de Leite Humano (BLH) é responsável por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, controle de qualidade e pasteurização. No momento, o estoque se encontra baixo e há necessidade de maior quantidade de leite para nutrir os bebês prematuros que nascem na maternidade.

Para as mulheres que estão amamentando seus filhos e possuam leite em excesso, basta manifestar a intenção de colaborar entrando em contato com o Banco de Leite Marly Sarney. A nutricionista do BLH, Miriam Duarte Barros, faz um alerta sobre o baixo estoque de leite humano para pasteurizar.

“Estamos no mês de maio e contamos apenas com 14 doadoras domiciliares. Normalmente, temos no total de 60 a 70 doadoras por mês. A MNSL precisa de uma média de 250 litros por mês, no entanto, só conseguimos ofertar 70 litros”, disse Miriam. Ela ressalta que está sendo possível ofertar o leite humano para UTI neonatal da MNSL, especificamente para os prematuros extremos.

Segundo Miriam, a mãe que  desejar ser doadora precisa estar amamentando seu bebê exclusivamente, e verificar se realmente tem sobra de leite. Quando ela confirma que há sobra de leite, sendo possível ordenhar, essa mãe pode ir até o banco de leite para pedir orientação, a fim de saber se o bebê está se alimentando direito. A mama é avaliada para saber se de fato há condições dessa mãe ser uma possível doadora.

Frascos

O leite que será doado deve ser mantido sem frascos de vidros com tampas de plástico, como os de café solúvel (Foto: Ascom/SES)

Para estocar o leite doado, são necessários frascos de vidros com tampas de plástico, como os de café solúvel. Esse material é esterilizado e seguro, além de resistente ao congelamento e descongelamento.

O processo evita que o leite não perca os seus nutrientes. Também não acumula cheiro e nem resíduos com o uso da tampa de plástico.

As mães que desejarem ser doadoras podem fazer contato com o banco de leite Marly Sarney pelo telefone (79) 3218-9403 ou comparecer, das 7 às 17h, na Rua Variante Dois, no Bairro Capucho, em Aracaju (SE).

Com informações da Agência Sergipe de Notícias

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais