Sergipe sangra

Quem será o próximo cidadão honrado a ser assassinado em Sergipe? A pergunta é pertinente diante da insegurança vivida pela sociedade, refém de criminosos cada vez mais ousados. Impotente, o Estado apenas atualiza a estatística macabra, enquanto recolhe os corpos abatidos nesta sangrenta guerra civil tupiniquim. Num dia mataram um policial civil, noutro fuzilaram covardemente um militar aposentado e ontem assassinaram o ex-coordenador estadual da Defesa Civil, o pacato Nicanor Moura. Impotente para conter o tráfico de drogas e armas, reduzir os assaltos e roubos à luz do dia, a Secretaria da Segurança Pública se esforça, mas não consegue explicar tamanha barbárie num estado outrora pacífico. Agora mesmo o governo anuncia, com foguetório, a chegada de 120 homens da Força Nacional como sendo a solução contra o terror imposto aos sergipanos pelos criminosos. Não é! Enquanto quem pensa a segurança pública insistir em correr atrás do prejuízo, prendendo ou matando bandidos depois da desgraça feita, Sergipe vai continuar chorando e enterrando os seus mortos. Que Deus nos livre de todo mal, amém!

Luto

O assassinato do engenheiro civil Nicanor Moura Neto, 67 anos, chocou Sergipe. Ex-coordenador da Defesa Civil Estadual, ele foi morto a tiros durante um assalto em frente à Creche de Almir do Picolé, zona norte de Aracaju. Sempre solidário, Nicanor foi doar livros para a criançada. Perdeu a vida enquanto fazia o bem. Lastimável!

Em campanha

Candidatos à presidência da Câmara Federal, os deputados Jovair Arantes (PTB) e Rodrigo Maia (DEM) fazem campanha hoje em Aracaju. O demista se reúne pela manhã com a bancada sergipana, enquanto Jovair tem agenda cheia a partir das 16h: concede entrevista ainda no aeroporto, visita o governador Jackson Barreto (PMDB) e o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), e janta com os deputados federais de Sergipe. Depois, vai pedir votos em Maceió. Haja fôlego!

Lero-lero

O governador Jackson Barreto (PMDB) é mais de conversa fiada do que de trabalho. Esta afirmação é do senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Entrevistado pela rádio Treze FM, de Lagarto, o político pessebista também disse que JB “não admite o contraditório e não aceita as críticas como um ato de democracia”! Misericórdia!

Bancários protestam

O Sindicato dos Bancários vai promover em Itabaiana uma manifestação contra a promessa de fechamento de uma agência do Banco do Nordeste naquela cidade. Será na próxima sexta-feira, em frente à agência do BNB localizada na avenida Luis Magalhães. Os bancários têm protestado contra a reestruturação em prática no BNB, a ameaça de fechamento de postos de trabalho e os cortes de funções. Certíssimos!

Desarmem-se

E o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), propôs à oposição que se desarme, desça do palanque e o ajude a solucionar os problemas da cidade. “Não vou responder a quem quiser continuar falando e discutindo a eleição passada”, afirma o comunista. Ele promete procurar toda a bancada federal sergipana visando pedir ajuda para a liberação da emenda de R$ 124 milhões em favor de Aracaju.

Ó com copo

Ao deixar a escola, apenas 7,3% dos estudantes atingem níveis satisfatórios de aprendizado. Segundo dados do Movimento Todos pela Educação, o índice é ainda menor quando consideradas apenas as escolas públicas. Somente 3,6% têm aprendizado adequado. Ou seja 96,4% não aprendem o esperado na sala de aula. Crendeuspai!

Boquinha

O Jornal da Cidade publica hoje que o ex-prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), vai assumir a presidência da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Substituirá Almeida Lima, que deverá ocupar uma Secretaria na reforma administrativa prometida pelo governador Jackson Barreto (PMDB). Plagiando o radialista Eron Ribeiro, “amigo não abandona amigo”. Aff Maria!

Semente crioula

O governo de Sergipe sancionou Lei de autoria da deputada estadual Ana Lúcia (PT) instituindo o conceito de sementes crioulas e garantindo incentivo à conservação da agrobiodiversidade. A semente crioula tem a conservação feita no local de origem por agricultor familiar, assentado, quilombola e indígena. Também apresenta características fenotípicas próprias que a diferencia de variedades e cultivares comerciais. Legal!

Poesia da vida

E o poeta João Brasileiro lança nesta quarta-feira, o livro "Poesia da Vida". A noite de autógrafos vai acontecer, a partir das 18h, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. Publicada pela Editora Oficial do Estado de Sergipe, a coletânea de poesias é a celebração da vida com impressões do professor João Brasileiro sobre tudo que lhe causa encantamento. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 21 de dezembro de 1923

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais