Ética X pressão e Cia

 

 

Embora o deputado André Moura tenha negado que o PSC lançará candidato a prefeito de Aracaju (leia nota nesta edição) está claro que o partido está indo com “muita sede” ao pote depois das eleições 2010. É lógico que o PSC tem todo o direito de lançar candidatos a prefeitos nos municípios sergipanos, mas esta antecipação cheira não só a barganha, mas a pressão política.

 

E o governador Marcelo Déda não fez “ouvido de mercador” deixou claro que não será refém de ameaças por conta da chamada governabilidade. A verdade é que essa história da campanha de 2012 não passa de uma estratégia do poderoso chefão de Sergipe para alcançar o maior número de cargos possíveis no governo estadual. Primeiro vai dizer que não deseja nada, mas os deputados estão “ansiosos” e entra aquela conversa “mole e sedutora” que todo mundo já conhece nos bastidores da política de Sergipe.

 

É preciso recordar ao leitor a Operação Navalha deflagrada pela PF no início de 2007. Sem a Navalha, Sergipe seria outro Estado e o governador Déda teria passado quatro anos “com a faca na jugular” (conforme interceptação telefônica) e certamente não seria reeleito.

 

Em 2007 Déda sobreviveu a primeira tentativa de apontarem uma faca para a sua jugular, agora a situação não depende de nenhuma operação da PF, mas sim da sua própria determinação e coragem. Tem dois caminhos: o da ética e da honestidade que sempre pregou. e outro que será a entrega de parte do governo para os interesses empresariais e pessoais, ou melhor, interesses escusos que vão de encontro aos interesses da sociedade.

 

“O segredo da felicidade é liberdade e o segredo da liberdade, coragem”.  Thucydides.

 

 

PSC

O deputado estadual André Moura (PSC), negou que tenha afirmado em um programa radiofônico semana passada de que o seu partido lançaria candidato “de qualquer jeito à Prefeitura de Aracaju”.O parlamentar esclareceu que na verdade o que ele defende é que o PSC seja incluído nas discussões em torno do próximo candidato a prefeito de Aracaju dentro do rol de alianças da base do governador Marcelo Déda (PT).

 

Eduardo Amorim

Perguntaram por várias vezes, durante a campanha eleitoral, o que o titular deste espaço achava de Eduardo Amorim. Após as eleições, já pode responder: o médico Eduardo Amorim é uma pessoa pacata, simples e muito atenciosa. O mesmo não se pode dizer de… deixa pra lá. É uma pena que Eduardo Amorim não seja efetivamente dono do seu mandato. Seria um grande parlamentar.

 

Perguntar não ofende

Será que um parlamentar que compra um mandato, gastando cerca de R$ 20 milhões dorme tranqüilo? No seu intimo não tem vergonha de ter um mandato comprado e que não representa a vontade soberana do povo? Tem ética, tem moral?

 

SOS Correios

Rapaz é preciso que alguém faça algo para salvar os Correios. Ou tudo que vem ocorrendo é para privatizar. Os carteiros que trabalham nos bairros Coroa do Meio, Atalaia e Aeroporto tinham agilidade porque usavam motos. A direção cortou alegando redução de gastos. É mole?

 

Décimo terceiro

Faltando dois meses e meio para o governo estadual pagar todo o décimo terceiro salário dos servidores públicos, na região do Agreste um comunicador anuncia que o governador dará um calote no pagamento. Uma atitude meramente política, já que quase todo o servidor público (aqueles que fizeram aniversário até setembro) já recebeu metade do décimo terceiro. Ou seja, falta pouco mais da metade.

 

Edvaldo e Fabiano conversam sobre política

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu no começo da tarde de ontem, em gabinete, o

empresário e ex-deputado estadual Fabiano Oliveira. Conversaram sobre o Pré-Caju 2011, cujo lançamento acontecerá provavelmente no dia 25 deste mês no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, mas se dedicaram mais a discutir a política. Eles analisaram os resultados e reafirmaram a necessidade de continuarem conversando, buscando uma unidade de pensamento. Fabiano acabou de se desfiliar do PSDB, a princípio não tem pretensões eleitorais, mas criou uma amizade e uma aproximação política com Edvaldo que reafirmou agora e pretende manter.

 

Recaída de reacionarismo

O deputado estadual Francisco Gualberto, líder do governo na Assembleia Legislativa, fez duras criticas a setores específicos da igreja católica que atacam sistematicamente a candidatura de Dilma Roussef à presidência da República. Para ele, essa igreja está tendo uma “recaída de reacionarismo”, já que no passado praticou inquisição e até venda de indulgências. “Se a igreja quer o Serra de volta, com o seu projeto de governo a favor da miséria, ela própria está a favor do aborto. Quanto mais miséria, mais gravidez intempestiva, mais aborto clandestino”, alerta Gualberto.

 

Contradição

“E nessa discussão, não me refiro à fé nem religiosidade das pessoas. Estamos falando de ações políticas”, disse. “A favor da vida é quem faz algo em benefício do irmão. E tomar parte ao lado de alguém que sempre estimulou a pobreza, a miséria, é não estar sendo a favor da vida. É importante a gente perceber essa contradição”.

 

Para insinuação, nada do que um tom jocoso

Jozailto Lima, na sua coluna no Cinform, insinua que Edvaldo Nogueira tem culpa pela derrota de Déda em Aracaju porque o governo municipal é “extremamente falho no campo da comunicação”. Procurado para responder à insinuação, o secretário municipal de Comunicação, Marcos Cardoso, tripudiou. “Já que fui indiretamente citado, também tenho o direito de indicar o meu bode expiatório. O responsável pela derrota do governador na capital foi o diretor de Marketing da Secom da Prefeitura de Aracaju, Lelê Teles”, disse, em tom jocoso.

 

A pedidos: o livro que desnuda Serra, Dantas e a privataria

Os porões da privataria – introdução do livro que desnuda a relação de Serra com Dantas http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/10/07/a-pedidos-o-livro-que-desnuda-serra-dantas-e-a-privataria/

 

Zeca é candidato à presidência da AL

Para acabar com as diversas especulações em torno da formação da próxima Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado estadual reeleito Zeca da Silva (PSC) confirma que é candidato sim à presidência da Casa e que, no momento mais oportuno, começará a trabalhar seu nome junto aos demais colegas de parlamento. Zeca entende que os nomes que estão sendo colocados pela imprensa bons e acredita que terá “uma disputa boa e leal” com os demais postulantes.

 

Campanha

Os aliados do governador Marcelo Déda conseguiram reunir centenas de pessoas ontem na plenária realizada no Iate Clube em prol da candidatura de Dilma. No discurso Déda manifestou a importância da vitória da petista e a necessidade de mobilizações em todo o Estado.

 

Para as “viúvas” de João

O blog lembra as chamadas “viúvas” eleitorais de João Alves (aquelas pessoas que não aceitam a derrota eleitoral) principalmente da imprensa que estava acostumada com gordos contratos, que os tempos mudaram. Aliás, tem um órgão da imprensa que para fugir da receita, criou quatro empresas, no mesmo local. Mas não tem jeito, terá que explicar ao fisco, a receita federal por conta da disputa judicial. Arrepare! Como diz, Osmário.  

 

Diplomação de João Alves e Nilson Lima

O leitor que acompanha os jornais diários não se assuste se por acaso, nos próximos dias, o jornal Correio de Sergipe, publicar como manchete principal a diplomação dos vencedores da eleição em Sergipe, João Alves Filho e Nilson Lima, respectivamente governador e vice-governador. Com o reforço, é lógico, dos colunistas do jornal. Aliás, tem um deles que tem o patrocínio do Banese Card para reverenciar diariamente a vitória de João.

 

Bancários aprovam propostas e greve acaba I

Depois de 15 dias de paralisação e muita mobilização, terminou a maior greve dos bancários nos últimos 20 anos. A assembleia realizada hoje à noite (13), no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe, aprovou por ampla maioria as propostas da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Banco do Estado de Sergipe (Banese). Amanhã, dia 14, os bancários que aderiram à greve retornam ao trabalho com o sentimento de dever cumprido.

 

Bancários aprovam propostas e greve acaba II

Conforme orientação do Comando Nacional dos Bancários e entendimento da direção do Sindicato dos Bancários de Sergipe, o encaminhamento da assembleia foi em defesa do fim da greve, que, pela luta dos bancários, obteve várias vitórias. Entre as muitas conquistas, reajuste de 7,5% e valorização do piso da categoria, que passou para R$ 1.250, sendo que no Banco do Brasil e na Caixa o piso passou para 1.600.

 

Praça na Farolândia

Foi um equívoco o registro que este blog fez, há dias, sobre o início dos trabalhos para a construção de uma praça no bairro Farolândia. Os serviços de terraplenagem do local representam uma iniciativa dos proprietários de um bar “country”, recentemente inaugurado. A área supostamente da praça a ser construída está servindo, por enquanto, de estacionamento. A EMURB bem que poderia dar uma olhada na situação.

 

Rede Globo

É incrível como a rede Globo tem um poder de manipular números das pesquisas para beneficiar o candidato de sua preferência. Ontem, 13, ficou claro quando usaram dados do 1º turno para comparar com a pesquisa mais recente e chegar a um número imaginário de subida de seu candidato preferido. E tem gente ainda que acha William Bonner como modelo de jornalismo. Ele deve ter vergonha quando chega em casa.

 

Seinfra libera trânsito na Euclides Figueiredo

A secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) liberou no final de ontem, 13, o trânsito de veículos, no trecho da avenida Euclides Figueiredo próximo a rótula de acesso ao terminal da Maracaju,no bairro Santos Dumont.O local estava interditado desde o dia 22 de setembro para a colocação da galeria do canal que está sendo revestido com placas de concreto. Durante o período da interdição, agentes da SMTT estiveram no local nos horários de pico. Antes da liberação, o secretário Valmor Barbosa visitou o canteiro e, em entrevista à imprensa, informou que a obra prossegue no cronograma estabelecido pela Seinfra por intermédio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas(Cehop).

 

ORSSE participa da comemoração dos 101 anos de TB

Pelo segundo ano consecutivo, a Orquestra Sinfônica de Sergipe sob a direção do maestro Guilherme Mannis, abrirá, no fim da tarde de domingo, dia 17 de outubro, as comemorações do centenário de emancipação política do município de Tobias Barreto. A apresentação será na Igreja Matriz Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, a partir das 17 horas.

 

Aracaju sedia encontro de emissoras públicas de TV do Nordeste

O 6º Encontro de Emissoras Públicas de TV do Nordeste vai ser realizado nos dias 14 e 15 de outubro, no auditório do Palácio Museu Olímpio Campos em Aracaju. Juntamente com a Aperipê TV de Sergipe, estarão reunidas as emissoras de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O objetivo desses encontros é proporcionar a troca de experiências para o fortalecimento de uma rede com identidade própria, que preserva e ressalta as peculiaridades de cada Estado.

 

Assembleia da ASI

Realiza-se na tarde de hoje nova Assembléia Geral da Associação Sergipana de Imprensa – ASI, com o objetivo de discutir o novo Estatuto da entidade.Os trabalhos de reforma estão a cargo do advogado Nivaldo Elias Barbosa, grande colaborador das instituições ligadas à imprensa sergipana. Nivaldo Elias, além de advogado, é auditor do Ministério do Trabalho aposentado, radialista e jornalista. Atualmente preside a ASI o decano José Eugênio de Jesus, que complementa a gestão do recentemente falecido presidente Bemvindo Sales de Campos Neto. As eleições na Associação Sergipana de Imprensa ocorrerão no mês de maio do próximo ano.

 

Futebol sergipano I

Dois tradicionais clubes sergipanos estão completando, neste mês de outubro, 101 anos de existência. O Cotinguiba (10) e o Sergipe (17).

 

Futebol sergipano II

No jogo diante do Fortaleza, pela Copa do Nordeste, o volante Chicão fará sua partida de número 550 vestindo a camisa do Sergipe. O encontro entre cearenses e sergipanos ocorrerá hoje, em Fortaleza e do seu resultado dependerá a presença do Sergipe na competição do próximo ano.

 

Gazeta I

Além dos já citados José Rosa, Francisco Rosa e Ariosvaldo Figueiredo, também tiveram atuação destacada no time dirigido por Orlando Dantas: os intelectuais Alberto Carvalho, funcionário do BB, escritor e professor universitário (UFS): Ezequiel Monteiro, advogado, escritor e jornalista colaborador; Paulo Fernando Teles Morais, escritor e jornalista; Hildegardes Azevedo Santos, (na área comercial do jornal), Pascoal Maynard (área administrativa), Paulo Barbosa de Araújo, repórter e analista econômico; Ivan Valença, um dos principais nomes do período inicial da GS; Renato Chagas, o Renatinho, líder estudantil/universitário, grande conhecedor da política; Nino Porto, redator e repórter. Numa época mais recente, também passaram pela Gazeta os jornalistas Carlos Alberto (Chatô) e Ancelmo Góis, hoje um nome de destaque do jornalismo brasileiro, além de Célio Nunes. No setor esportivo, destacaram-se Manoel Corbal e, mais recentemente, Givaldo Batista. E o folclórico repórter José Brasil.

 

Gazeta II

Claro que há muito mais gente que poderia ser citada. Assim, pelas prováveis omissões este blog pede, antecipadamente, desculpas. Sim, o titular desta coluna também trabalhou, durante algum tempo na velha Gazeta, na página de política e com uma coluna aos domingos, ao lado Gilvan Manoel e Chico Freire, dentre muitos outros colegas (como os dois “Gilsons” que vestiam literalmente a camisa da GS).

 

Verdade dos fatos

Depois da GS o titular deste blog passou pelo Jornal do Dia. E a partir de 2006, passou a assinar este blog, na Infonet, com uma preocupação inamovível: A Verdade dos Fatos. E contando com a atenção do público leitor. Que, graças a Deus, não tem faltado. (obs: ao longo dos últimos 4 anos o titular deste espaço já recebeu convites p/ retornar a imprensa escrita, mas fez um opção profissional pela liberdade de expressão).

 

Tribuna Livre do Povo

É crescente a audiência do programa Tribuna Livre do Povo, que vai ao ar diariamente das 5h às 6h da manhã na AM Atalaia. Conhecida como a dama da notícia, Sônia Santiago o programa já tem 14 anos no ar, com dezenas de ligações. O programa está fazendo uma enquete inédita, com as reivindicações e solicitações dos ouvintes, que será transformada numa cartilha que será entregue ao governador.  Os campeões de clamor primeiro lugar é saúde e  segurança, e segue duplicação de avenidas, mais habitação, escolas melhores para alunos, creches nos bairros pobres, rever a água da Deso, cuidar melhor do meio ambiente, melhorias para o bairro Santa Maria, habitação para os mais carentes, enfim dezenas de solicitações.

 

Memória política

 Luís Medrado, médico em Salvador, foi a Sergipe visitar o Senador Gilvan Rocha, seu colega de turma na Universidade Federal da Bahia. Gilvan pegou o carro, saiu mostrando Aracaju ao amigo.

– Que edifício alto é aquele?

– Edifício Lourival Batista, 28 andares. Do alto, se vê São Cristóvão, terra do ex-governador, e agora senador biônico Lourival Batista.

– Ali é o estádio?

– É sim. Estádio Lourival Batista.

– E lá em frente?

– Rodoviária Lourival Batista.

– E essa avenida?

– Avenida Lourival Batista.

– E aquele viaduto por onde passamos?

– Viaduto Lourival Batista.

– Não me diga que aquele ginásio ali do lado também é.

– Pois é. Ginásio Lourival Batista. Aquele grupo escolar também. Escola Lourival Batista.

Rodaram mais um pouco. O Dr. Medrado pára bem em frente a uma igreja: Primeira Igreja Batista de Aracaju.

Voltou correndo para Salvador.

(Fonte: Folclore Político – Volume 4 – Segunda edição – Editora RECORD, 1982. Autor: Sebastião Nery).

 

PELO BRASIL

 

Bancada feminina

O número de representantes do sexo feminino na Câmara dos Deputados baixou, de 45 para 43. Isso quer dizer que apenas pouco mais de 8 por cento daquela casa legislativa são formados por mulheres.

 

Presidente

 Já no primeiro turno para presidente da República, os eleitores votaram mais nas mulheres. Dilma e Marina tiveram mais de 60 por cento dos votos válidos.

 

Novo partido

Aécio Neves, senador eleito por Minas Gerais, ao lado de Itamar Franco, não perderá o seu mandato, caso venha a deixar o PSDB para fundar outro partido. Segundo a resolução número 22.610, do Tribunal Superior Eleitoral, a desfiliação decorrente da fundação de um novo partido é considerada “Justa Causa”. Há especulações nesse sentido. Se confirmadas, o ex-governador mineiro seria o líder máximo de uma nova sigla partidária.

 

Guerra Cambial X Juros

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, sabe perfeitamente que para deter a valorização do real, a equipe econômica terá que mexer na taxa de juros. Este é um pensamento predominante dentre os principais estudiosos da economia brasileira.

 

Dólar em queda

Registrada a mais baixa cotação do dólar neste ano. A moeda americana fechou ontem com o valor de um real e sessenta e cinco centavos.

 

Tropa de Elite 2

Já é sucesso absoluto de bilheteria o filme dirigido por José Padilha, lançado três anos depois do primeiro. Wagner Moura volta a viver o Capitão Nascimento. No elenco, presença de nomes conhecidos como Maria Ribeiro, Pedro Van-Held, André Ramiro, Irandhir Santos, Sandro Rocha e Tainá Muller. O roteiro é de Bráulio Mantovani. Somente no último fim-de-semana mais de 1 milhão de pessoas assistiram ao segundo filme que focaliza a saga do legendário Capitão Nascimento e de seus companheiros do BOPE. Em exibição no Cinemak (Riomar e Jardins).

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“São benditos os que trabalham para a paz na terra.” (Blessed are the peacemakers on earth.” – Shakespeare (Henrique VI, segunda parte, ato II).

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais