Alese empossa os concursados

Para a Assembleia Legislativa, ontem, 2 de abril, foi uma data que entrará para a história. Pela primeira vez desde que foi instalada, a partir da Proclamação da República, o Legislativo sergipano deu posse a 37 quase cem participantes, e agora foram chamados 39 dos aprovados para assumirem seus cargos. Até o final do ano, a Presidência servidores aprovados em concurso público, que foi realizado o ano passado. Na verdade, o concurso público promovido pela Assembleia logrou a aprovação de pretende chamar todos os aprovados. Dos 39 dois não compareceram: são um engenheiro e um arquiteto, casados entre si e que provavelmente desistiram da vaga, talvez por conta de salários baixos, especula o presidente da Casa, deputado Luciano Bispo. Durante toda a sessão de ontem, vários deputados foram à tribuna congratular-se com o Presidente Luciano Bispo pela posse dos 37 concursados, O líder da Oposição, deputado Georgeo Passos congratulou-se com o Presidente da Casa pela posse dos concursados e disse esperar que todos os aprovados sejam chamados. Na mesma linha de pensamento, seguiu a deputada Kitty Lima. O líder do governo, deputado Zezinho Sobral, também se referiu à posse dos aprovados em concurso, dizendo que o Presidente da Casa agiu corretamente. O deputado Luciano Bispo, presidente da Assembleia, não cabia em si de contente, ao atender os deputados que o procuravam. Para a admissão dos concursados não precisou haver demissão para abrir vagas.

Arrendar a DESO pode

Deputado líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Zezinho Sobral fez um longo pronunciamento na Assembleia ontem para explicar o que está ocorrendo com a DESO, cujo desempenho, nos últimos tempos não é de agrado do governo. Mas, o Governador Belivaldo Chagas – garantiu – não deve se desfazer dela, em forma de venda. Para isso teria que ter a aprovação da Assembleia Legislativa. “Qualquer órgão do governo para ser vendido precisa ter a aprovação do Legislativo, e isso não passa pela cabeça do governador. O Governador admite arrendá-la por um prazo de 20 anos e isso explanou na reunião ocorrida anteontem no Palácio de Despachos”. Segundo Zezinho Sobral o governador Belivaldo Chagas “tem cobrado da DESO um melhor desempenho para que possa colaborar com o Governo do Estado com vistas a melhorar a situação econômica”. O deputado Georgeo Passos cobrou do governador uma solução para os mil e setecentos servidores da DESO, no caso de arrendamento. “A empresa que a arrendar vai ficar com os servidores que ora trabalham por lá? Ou poderá demiti-los ao seu bel prazer?” O deputado Zezinho Sobral informou então que no caso da DESO não há ainda uma definição do que se pretende fazer. O arrendamento é apenas uma especulação que começou agora, assegurou ele. O caso da DESO em Sergipe é o mesmo que acontece com a Fafen, que não pode ser vendida ou desativada a não ser com a aprovação do Poder Legislativo. “Arrendamento é possível, desde que se encontre uma empresa em condições de proceder o arrendamento. É isso que tem sido discutido pela Petrobras”, disse Zezinho Sobral. Georgeo Passos, em aparte, disse porém, acreditar que no fundo o que, o governador quer é privatizar a DESO, mas como isso vai ser problemático, ele agora parte para a solução do arrendamento. Segundo o líder da Oposição o rombo da DESO o ano passado foi de 400 milhões de reais. Para Georgeo Passos, o governo precisa definir o que vai fazer com os 1710 funcionários da empresa.

Em defesa do prefeito de… Itabaianinha

Outro longo discurso de ontem na assembleia Legislativa foi o do deputado Zezinho Guimarães, que defendeu o prefeito de Itabaianinha, seu correligionário, das acusações feitas há dois dias atrás pela deputada Janier Mota. Ela o acusou de ter transferido uma sala de aula para um local que funcionava como bar. Mas, Zezinho Guimarães garantiu que o bar estava desativado há mais de dois meses e foram os próprios pais de alunos que sugeriram ocupar o espaço do que antigamente foi um bar para que os estudantes não ficassem sem aulas. Ele garantiu que que o município de Itabaianinha tem um dos melhores ensinos públicos do Estado porque inspirada no que se faz no município de Sobral, no Ceará. Ele numerou os inúmeros benefícos do ensino de Itabaianinha. “Quanto ao bar já há mais de dois meses estava desativado e como fica em frente à escola julgou-se que poderia beneficiar os estudantes transferindo uma sala de aula para aquele local, que foi adredemente preparado para tanto”. A denuncia da parlamentar aqui nesta Casa “foi apenas para “aparecer porque os estudantes não foram prejudicados”.

Novos diretores para o PSDB

O PSDB realizou no final de semana a convenção do Diretório Municipal de Aracaju. As outras convenções de municípios do interior do Estado serão realizadas nos próximos dias. A Chapa única que concorria ao diretório estadual foi eleita por unanimidade. O Sr. Antônio Carlos Lira foi eleito presidente e Susana Walois foi ieleita vice-presidente. Para compor a Comissão Executiva foram indicados os nomes de Jônatas Felix, Secretário; Elton Leite, como tesoureiro além de Eliane Nunes e William Barreto, como vogais. O Presidente do Diretório Estadual do PSDB, Dr. Eduardo Amorim, abonou as fichas de filiação de novos nomes que passam a integrar o quadro de filiados do partido.

A expectativa em torno de Lula

É cada vez mais próxima a data em que o ex-Presidente Lula pode ganhar a liberdade. O processo dele está no STJ )Supremo Tribunal de Justiça). Mas, antes disso, o caso pode ser resolvido opelo Supremo. Os petistas apostam que terão uma decisão favorável no STF Mas, uma notícia de ontem diziam: “Petistas temem derrota de Lula no STF”. Ou seja não há nada definido. O que está em jogo é a constitucionalidade da prisão de condenados em segunda instância – caso do ex-presidente Lula. A expectiva é que os ministro da Corte analisem o mérito da questão. E definam a jurisprudência, ou seja, se os condenadoso em dois graus de jurisdição podem ou não iniciar o cumprimento da pena. Se o STF entender que um condenado não o pode ser preso após a condenação em segunda instância, Lula sairá da cadeia. Não só ele, mas muitos outros condenados.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais