Cultivando clientes leais com mídias sociais (parte 2)

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Olá, caríssimos leitores! Já se passou um tempo, eu sei. Porém, hoje, daremos continuidade às dicas de como otimizar a fidelidade do fã à sua marca, tendo ações eficientes nas mídias sociais como base. Lembrando que estas orientações são do autor Ravi Shukle, especialista no assunto.

Há algumas semanas, publicamos três dicas iniciais. Agora, então, segue um novo trio delas. Bons resultados!

#4: Conheça seus produtos

Acredite: antes de comprar um determinado produto ou contratar um serviço, os consumidores pesquisam – e muito – sobre ele, através da internet. O mesmo ocorre antes de buscarem a página de uma empresa, nas mídias sociais, a fim de fazerem perguntas e, a depender do atendimento, partir para uma compra. Por isso, é imprescindível que você e todos os colaboradores que atuam nas suas mídias sociais conheçam seus produtos ou serviços. E de forma minuciosa. Afinal, certamente, eles serão questionados sobre seus detalhes.

Conhecer o negócio de maneira aprofundada permite oferecer um melhor atendimento ao consumidor. A equipe passa a ter certeza sobre os principais benefícios dos itens ofertados, bem como se torna possível contornar eventuais pontos fracos. Isto sem falar na economia de tempo, pois, conhecendo seu produto/serviço, você pode dar respostas mais assertivas e imediatas, evitando consultas e pesquisas que demandariam minutos ou talvez horas.

#5: Mantenha contato com os fãs

Hoje em dia, já é considerável o número de empresas que oferecem um excelente suporte a seus clientes, através das mídias sociais. Os comentários deixados nestes canais são atendidos com a devida atenção, com o consumidor tendo a íntegra das suas dúvidas oportunamente sanadas.

Entretanto, ser atencioso às interações dos internautas é meramente o básico. Para que a sua marca construa relacionamentos a longo prazo com seus fãs, é preciso ir além.

Pergunte-lhes como eles estão, desde o último contato entre vocês, por exemplo. Ou entre em contato com os seguidores comentaram um post recente do seu blog. Ainda, envie uma mensagem àqueles que perguntaram algo acerca do seu produto ou serviço e para os quais você já deu respostas. Enfim, procure se aproximar, ainda mais, dos seus fãs.

Lembra da resposta da Nissan a um de seus clientes, quando o mesmo tentava vender seu automóvel, fabricado pela marca? Certamente, uma excelente forma de envolver o público (e tornar-se um viral em escala global). Se não se recorda da ação, o vídeo abaixo pode relembrá-la para você:

Em termos práticos, o que ocorre, quando você mantém contato com seus clientes, é que a sua empresa mostra que não apenas se interessa por eles, mas também valoriza seu tempo. Além de ser uma marca confiável e genuinamente preocupada com o consumidor.

#6: Cultive a confiança

Confiança é algo que leva um longo tempo para ser adquirida. Porém, exige apenas uma questão de segundos, para ser perdida. E, muitas vezes, para sempre.

A maneira mais fácil de manter a confiança dos seus fãs em você é cumprindo as promessas que fizer. Por exemplo: se você disser a um seguidor que irá responder as perguntas dele num determinado espaço de tempo, certifique-se de que o fará. Caso tenha prometido fazê-lo até as 14 horas, então, este será o seu prazo máximo. Se a sua promoção termina em 10 de dezembro, mantenha-a até esta data.

Quanto a um eventual erro que a sua empresa venha a cometer, a primeira coisa a fazer é assumir a responsabilidade. Admita as suas falhas e tome as devidas providências para corrigi-las. Esta transparência permite que seus seguidores e clientes saibam o que efetivamente ocorreu e tudo o que está sendo feito para que a situação seja resolvida. Como resultado, mais uma vez, a confiança na sua marca tende a ganhar ainda mais força (incrementando, também, os seus resultados).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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