… E as chuvas chegaram…

0

O céu carregado de nuvens de alguns dias para cá, culminou as quatro horas da manhã de ontem, com fortes pingos d´água que daí há pouco se transformaram em fortes chuvas. Daí para a tempestade foi um passo – tanto que as seis horas da manhã chovia a cântaros em todos os bairros da cidade, com mais intensidade no Bairro São José e no centro. As ruas ficaram completamente alagados e em muitas delas era impossível se trafegar até mesmo de carros, a não ser carros pesados. As 8h da manhã boa parte do comércio não pode funcionar normalmente porque muitos funcionários não conseguiam sair de casa. Um pouco antes, já as 7hrs da manhã, aí chovia prá valer. Felizmente, os estragos foram apenas nas ruas, principalmente naquelas não asfaltadas. A água abriu buracos enormes e chegou a arrancar paralelepípedos de ruas calçadas com este tipo de produto. Ao que ficou registrado nos órgãos policiais, não houve mortos ou feridos, mas foi mesmo uma tromba d´agua que assustou. Há muito tempo não se viam chuvas tão fortes quanto as de ontem pela manhã, logo cedo. O dia foi, porém, de céu fechado como a anunciar novas chuvas. Que não vieram…

Um palanque eleitoral privilegiado

A Assembleia Legislativa retomou as atividades na última segunda-feira, mas não com o gás que se esperava. Na verdade, as sessões do Legislativo se transformaram, nesta primeira semana, num local de campanha política, privilegiado porque tem toda a visibilidade da Imprensa e da opinião pública. Os discursos dos parlamentares têm sido os mais rotineiros possíveis. O deputado Gilmar Carvalho disparou uma promessa absurda, a de zerar as tarifas dos ônibus públicos. Se ele conseguir sair do partido em que está hoje, mudar-se para um novo partido e for candidato a prefeito, e ganhar as eleições – é muito “se…” não é verdade? – o usuário do transporte coletivo não ficará na angústia de saber quando será o próximo aumento das passagens.Simplesmente porque não haverá preço nas passagens dos ônibus. O parlamentar não chegou a dar explicações de como fará para custear o transporte público, só diz que o transporte público será gratuito… Por duas vezes, na semana que está chegando ao fim, ele foi à tribuna da Assembleia dizer e ratificar sua promessa. É o homem do milagre, sem dúvida. Já o deputado Dilson de Agripino, que não é muito de frequentar a tribuna da Casa, também foi por duas vezes fazer longos discursos sobre sua passagem pela Prefeitura de Tobias Barreto, de modo a conquistar novos eleitores na própria cidade, caso ele seja mesmo candidato a Prefeito daquela cidade. Na mesma trilha seguiu o deputado Francisco Gualberto, ex-líder do Governo e atualmente vice-presidente da Casa. Para retirar as pechas que se assacam contra os políticos, ele teceu elogios ao comportamento do Prefeito de São Cristóvão, Sr. Marcos Santana que faz uma administração exemplar naquela cidade. “Logo no início de sua gestão, fui visita-lo na Prefeitura de São Cristóvão e ele me fez reivindicações de ordem administrativa. Reivindicou apenas obras públicas e nada de pessoal, como seria natural esperar de quem está chegando à Prefeitura”.

O ministério público ganha reajuste

Prestigio junto ao governo quem tem mesmo é o Ministério Público de Sergipe. Através da Procuradoria Geral de Justiça, ela preparou um projeto de Lei , que foi aprovado pelo Colégio de Procuradores de Justiça, através de resolução data de 23 de janeiro último. Revê o vencimento básico dos Cargos e Funções do Quadro de Pessoal dos Serviços Auxiliares do Ministério Público do Estado de Sergipe”. Enquanto todas as categorias doestado brigam por um simples reajuste, e não conseguem nada, o Ministério Público já mandou projeto de lei para a Assembleia Legislativa com vistas ao tão pretendido e sonhado reajuste. Vai daí que, na próxima semana, é bem provável que já seja aprovado.

Homenagem a Um Grande Pediatra

Da autoria da deputada Goretti Reis, foi dada entrada em projeto de lei que cria a Medalha da Ordem do Mérito da Saúde Dr. José Machado de Souza. A denominação da Medalha faz jus à memória de um médico pediatra que atuou no mercado sergipano nos anos de 1950 e 1960, gozando sempre de inestimável prestígio político. Tanto que foi Vice-Governador do Estado quando Leandro Maciel foi Governador, em 1955. Chegou mesmo a ser candidato a governador do Estado de Sergipe, mas seu nome foi preterido pelo Dr. Luis Garcia, que sucedeu a Leandro Maciel em 1959. Ele morava na rua de Pacatuba, em frente ao Colégio Tobias Barreto e, à porte de sua casa, havia sempre uma romaria de pacientes a sua procura para uma consulta médica para os seus filhos.

Case amplia horário de atendimento

O Case ampliou o horário de atendimento externo em mais uma hora diariamente. Antes, o atendimento para distribuição de fichas era somente até as treze horas, mas agora foi estendido até as quatorze horas. . Isso significa dizer que os usuários podem pegar suas senhas de atendimento em horário estendido por mais uma hora. As ações de qualificação da assistência vem sendo empreendidas desde o ano passado quando a Secretária da Saúde ampliou o quadro de pessoal, viabilizando a implantação de mais cinco guichês, ampliando de doze para dezessete o número de balcões de atendimento. A Coordenadora do Case,Jéssica Santos Silva, anda satisfeita com o atendimento às suas reivindicações.

Morreu Kirk Douglas

O mundo cinema americano está de luto. Faleceu esta semana o ator Kirk Douglas aos 103 anos de idade. Nunca um ator de cinema conseguiu viver tanto tempo inclusive ostentando uma saúde de ferro. Ator de filmes memoráveis – como “Spartacus”,”Gloria Feita de Sangue”, entre tantos outros – Kirk Douglas começou no cinema nos anos 40 e trabalhou ativamente até os 80 anoso de idade. Pai do também ator Michael Douglas, Kirk Duglas inda estava lúcido aos 10 anos de idade.

 

 

Comentários