Em breve a insulina por pílulas

Nunca mais tomar injeção? Essa é uma possibilidade para os diabéticos que fazem tratamento com insulina. Um estudo publicado pela revista “Proceedings of th e National Academy Society” apresenta uma pílula de insulina como alternativa. O novo medicamento pode beneficiar milhões de pacientes que sofrem com a doença crônica. A medicação ainda está em fase de testes e não começou a ser comercializada. Os testes estão sendo feitos em animais. De acordo com Samir Mitragotri, co-autor do estudo e professor da Universidade de Harvard, o procedimento com injeções é invasivo e doloroso para os diabéticos, principalmente para os pacientes que sofrem do tipo 1 por causa de uma incompatibilidade com a insulina. Para criar a medicação alternativa contra o diabetes, os pesquisadores adoraram uma nova abordagem ao dispersar insulina em um liquido feito de dois componentes: a colina, nutriente que faz parte do complexo B de vitaminas e o ácido gerânico, substância usada como tempero de alimentos. Durante os experimentos, a equipe colocou a mistura dentro de capsulas feitas de um material capaz de suportar o poder de corrosão do suco gástrico e as injetou na garganta de seis ratos. As observações revelaram que os níveis de açúcar no sangue dos animais caíram rapidamente, atingindo nas duas primeiras horas cerca de 62% dos níveis iniciais e 55% em 10 horas. Em contrapartida, quando a insulina foi oferecida em solução salina ou em cápsulas contendo colina ou ácido gerânico separadamente, notou-se pouco efeito dos níveis de glicose no sangue. Também foram feitos testes com um quinto da dose de insulina em forma de injeção e os resultados mostraram que o nível de glicose no sangue dos camundongos reduziu rapidamente para quase metade. No entanto, após 4 horas, o valor de aproximou do nível inicial. O principal autor do estudo explica que a aplicação de uma dose menor de insulina injetada foi dada porque não há barreira à entrada do hormônio na corrente sanguines. A eficiência da pílula em comparação com a injeção pode ser explicada pelo fato de que o liquido no qual a insulina foi dispersada impede que o hormônio seja decomposto por enzimas do sistema digestivo depois que a cápsula se dissolve. Essa técnica ajuda a substância a passar pela cama de muco do intestino, permitindo uma entrada nas células intestinais, o que ajuda a insulina a chegar até os vasos sanguíneos. Como a pílula é capaz de fazer todas as três coisas que são as três principais barreiras para a entrega oral da medicação para o diabetes, ela é muito eficaz, em aumentar a absorção de insulina”, disse Mitragotri ao jornal “The Guardian”.

Mais vida útil

Ao contrário das soluções de insulina para injeções, que precisam ser refrigeradas e duram apenas algumas semanas, o liquido utilizado na pílula permanece estável por dois meses à temperatura ambiente e pelo menos quatro meses se refrigeradas, o que pode melhorar o tempo útil do medicamento . Apesar dos resultados promissores, a nova medicação ainda precisa passar por ensaios clínicos, que só devem acontecer depois que testes em animais diabéticos mostrem os mesmos efeitos (os camundongos que participaram do estudo eram não-diabéticos).

SPC muda horário de atendimento

As pessoas que procuram consultar seus nomes junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), situado na rua de Santa Luzia, 571, no bairro São José, deverão se adaptar ao novo horário de funcionamento externo, a partir de 21 de janeiro de 2019, que passará a funcionar, ininterruptamente, das 8 às 14h, de segunda a sexta-feira. A mudança não acarretará em nenhum prejuízo aos consumidores que procuram gratuitamente o SPC, para consultas presenciais, nem tampouco aos que querem a emissão de declaração ao consumidor, prevalecendo horário de atendimento das 8 às 14h.

Instituto Canto Vivo chega a Socorro

Os moradores de Nossa Sra. de Socorro ganharam agora em dezembro, uma ecóloga do Instituto Canto Vivo. O estabelecimento fica situado no Shopping POrêmio, próximo à entrada B. Na ecóloga é possível encontrar plantas a partir de R$ 3. A renda gerada é revertida para a manutenção da ONG que realiza projetos educacionais e ambientais voltados para a preservação do ecossistema de forma sustentável e participativa, como reflorestamentos nas cidades, palestras, distribuição de sementes, entre outros.

Consórcio de Resíduos Sólidos

Os integrantes do Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju elegeram, por unanimidade, a nova mesa diretora poara o biênio 2019-2020. Na presidência, o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, foi reconduzido ao cargo. O Prefeito de São Cristovão, Marcos Santana assumiu a vice-presidência, enquanto os prefeitos de General Maynard (Valmir de Jesus) e de Santo Amaro, Genivaldo Costa, o Dadau assumiram os cargos de Secretário Geral e diretor financeiro respectivamente.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais