No local mais oriental do continente americano um espaço para contemplar o pôr do sol bebericando bons drinks, degustando de um bom prato nordestino com pitada internacional tem chamado cada vez mais a atenção de quem passa por João Pessoa (PB), carinhosamente conhecida como Jampa. Falo do Sky Bar inaugurado em 2020, em plena pandemia, e que já se consagra como um dos points da capital paraibana. Considerado o mais alto bar do Nordeste, o Sky é um espaço construído a 145m de atura, no 44º andar do Complexo Tour Genéve, no bairro do Altiplano, em Cabo Branco, João Pessoa.
Cheguei por volta das 16h30 e não enfrentei fila, porém, após às 17h a previsão é que tenha uma lista de espera. Escolhe-se ainda na recepção receber a pulseira de acesso ao Sky Bar ou ir diretamente só ao Mirante Sky que fica no andar de cima do bar. Eu preferir conhecer o Sky bar com sua vista de fim de tarde.
Para chegar ao espaço superior do mais alto bar do Nordeste, o turista passa por um corredor de aquários com peixes ambientados do litoral do Brasil. O elevador leva até o 44º andar e logo que chega o visitante converge o olhar para um espaço envidraçado que tem a vista panorâmica da praia de Cabo Branco, do lado direito da torre. A vista é de arregalar os olhos dos turistas desprevenidos. Percorre-se toda a extensão do barzinho e logo chega a área externa com a bandeira da Paraíba tremulando no topo do edifício.
Pedi um drink para acompanhar de mansinho o espetáculo do Astro Rei se despedindo do dia no mais alto bar do Nordeste. Antes que acontecesse, observei a skyline da cidade de todos os paraibanos. Do Bessa a Cabo Branco, João Pessoa se descortina em praias urbanas aptas ao banho. Percebe-se os bares da orla, os hotéis que se alongam nas praias de Manaíra e Tambaú. Os arranha-céus que cortam o horizonte no segundo plano da orla de João Pessoa, já que a capital paraibana não permite altas construções ao longo da orla.
Em Cabo Branco são cerca de 5km de calçadão com estrutura de bares, restaurantes, equipamentos de lazer e de atividade física. É na faixa de areia de Cabo Branco onde os turistas mais procuram o binômio sombra e água fresca, regada a um mar azul que varia sua tonalidade, a depender da maré e do sol. Essa faixa de areia e o azul turquesa da água que divide o horizonte com o céu espelha uma palheta de cores bem observado do Sky.
No final do sentido Tambaú- Cabo Branco fica uma das mais belas vistas do traçado arquitetônico moderno de João Pessoa. Pertinho dali, a praia do Seixas, com o farol do mesmo nome e o Estação Cabo Branco – Ciência, Cultural e Arte, um projeto de Oscar Niemeyer.
Esperei lentamente e, mas a um paço, percebe-se que a cidade onde o sol nasce primeiro das Américas também é onde ele se despede primeiro e rápido. Por volta das 17h30 o sol já se despede começando a deixar a cidade avermelhada com tons mais escuros. As luzes acendem e o Sky já começa a receber outros frequentadores que preferem a vista noturna. Difícil é escolher se a vista mais bonita é durante a tarde ou noite. Eu preferi curtir as duas no bar mais alto do Nordeste.
Na Bagagem
O complexo Sky é composto pelo Mirante Skybeach, Sky Lounge, Sky Restô e Sky Bar. O Sky Lounge e o Restô são opções de espaços de festas e eventos em ambiente climatizado. Quem escolhe o Mirante não tem acesso ao bar, porém, quem escolhe o Sky bar tem acesso ao Mirante se fechar a conta até às 17h30. Paga-se R$ 20 para ter acesso ao Sky Bar e Mirante.
O Mirante é aberto de terça a domingo, das 12h às18h, e a diferença do bar é ter uma vista de 360 graus. O bar abre também de terça a domingo, das 15h às 24h e não reverte em consumação.
O Sky é só mais um ponto para se apreciar o final da tarde e iniciar a noite em alto estilo. João Pessoa possui bons roteiros turísticos que vão desde o binômio sol-praia, inclusive com um roteiro de mirantes e falésias no município vizinho do Conde, além de um roteiro histórico pelo Centro da terceira cidade mais antiga do país.
Gastronomia
A cozinha a base de ingredientes do sertão é bem procurada por quem visita João Pessoa. A gastronomia paraibana é baseada em ingredientes do sertão, que vão desde os queijos, manteigas artesanais, até os cortes de carneiro e bode. O Rubação preparado com pedações de carne de sol ou charque, embebecidos com creme de leite, queijo caolho e em alguns locais, feijão verde é uma tradição. A Carne do Sol de Nata é um dos pratos presentes nos diversos restaurantes de cafés regionais. O prato é servido com arroz branco, pedações de macaxeira frita e a tradicional manteiga de garrafa.
No Skybar a cozinha tradicional paraibana revisita a internacional e ganha carne desfiada no pão de fermentação própria e artesanal com gratinados de queijo, entre vários outros sabores e pratos diversos que variam entre refeições e tira-gostos. São mais de 20 drinks para acompanha-lo.
Lugares para viajar no Brasil
Fotos: Silvio Oliveira
Insta: @silviotonomundo
Dúvidas sobre o roteiro, entre em contato clicando aqui