Notas sobre a sucessão municipal

Faltando um ano e nove meses para a substituição do Prefeito Edvaldo Nogueira, não só se fala em outra sucessão senão a que vai ocorrer na Capital como se discute bastante quem tem chances de chegar a reta final. Instado pelos companheiros jornalistas, dia desses listamos pelo menos dez nomes que pretendem ir para a corrida à Prefeitura Municipal no próximo ano. Houve quem considerasse o número exagerado, mas a verdade é que a largada pode ser com pelo menos seis candidatos à Prefeitura de Aracaju. E olha que Edvaldo Nogueira sempre se recusa a dizer se é ou não candidato a reeleição, mas ninguém tem dúvidas disso. O próprio Prefeito não fala mas dá sinais que pretende estar na corrida. O que ele gostaria mesmo é de ser candidato a governador do estado, mas sabe que se largar o timão da Prefeitura quase dois anos do pleito para governador, suas chances se reduzem à metade. Então melhor é concorrer a reeleição agora e, mais próximo daquela eleição, renunciar ao cargo municipal e ser candidato a Governador. Caso idêntico da vice-governadora Eliane Aquino que também sonha em ser governadora do Estado, mas sabe que é uma parada dura. Até obter o apoio do próprio partido, o PT, vai ser difícil. O atual Senador, Rogério Carvalho, sonha em ser Executivo – de preferência do Estado, mas pode até disputar a Prefeitura de Aracaju no próximo ano. As cartas ainda não estão na mesa, mas o jogo corre muito próximo disso. O PT tem sempre declarado que é terá candidato nas próximas eleições, o que deixa o prefeito Edvaldo Nogueira um tanto quanto preocupado, pois o PT sempre esteve ao seu lado em campanhas anteriores.

Jackson também no páreo

O ex-governador Jackson Barreto é um possível candidato à Prefeitura de Aracaju. Ele adoraria encerrar sua carreira política onde a começou, ou seja, no Palácio Inácio Barbosa. A amigos mais próximos diz que ainda não se definiu quanto à candidatura a Prefeito – está ainda na fase se pensamentos e planejando possíveis apoios pois não quer sair sozinho. Sabe que talvez não possa contar com o PT mas há outros partidos que podem ser chamados a apoiá-lo. Se se decidir pela candidatura, Jackson não deixa de ser um nome forte.

Saldo negativo

Em março deste ano houve um saldo negativo de 1.150 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. O resultado é fruto da diferença entre admissões (6.017) e desligamentos (7.167) no período. Das oito atividades avaliadas atividades avaliadas no mês analisado apenas uma apresentou saldo de contratações maior que o de demissões. O setor de serviços industriais de utilidade público (grupo que inclui as empresas responsáveis pela distribuição de serviços essenciais, como água e energia elétrica), gerou uma nova vaga de trabalho. Os demais setores registraram saldos negativos com destaque para o setor da construção civil, da agropecuária e do comércio com redução de 368, 256 e 248 vagas de emprego, respectivamente. A indústria de transformação registrou a redução de 143 vagas de emprego e o setor de serviços fechou o mês de março com 105 postos de trabalho a menos. Já a Administração Pública teve redução de 24 postos de trabalho. Dentre os 13 municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes cujos dados são disponibilizados para análise, a cidade de Nossa Sra. das Dores assinalou a maior criação de empregos em março deste ano, com a abertura de 103 postos de trabalho.

Feirinha de trocas

O Instituto Canto Vivo vai promover mais uma Feirinha de Trocas no sábado, 11 de maio, das 13 às 17h no Calçadão da Praia Formosa, em Aracaju. Na ação, cinco peças de objetos usados podem ser trocados opor uma muda de planta. Desta vez, a ação tem como objetivo angariar recursos para fundar uma clinica veterinária popular no bairro Santa Maria. A ideia da Feira é reunir peças que possam ser vendidas em um bazar que já acontece no prédio provisório da clinica. Serão aceitos roupas, calçados, objetos de decoração, livros, entre outros, desde que estejam em bom estado de conservação.

Ana Medina com novo livro na praça

A professora Ana Fonseca Medina preparando-se para o lançamento de um novo livro. Chama-se “Dra. Valmir Fernandes Fontes, Ensaio Biográfico” O lançamento será no dia 13 próximo uma segunda-feira, a partir das 17hs, na Galeria Jenner Augusto, mais especificamente na Sociedade Semear, na rua Vila Cristina, 148. Ana Medicina é das mais ativas escritoras do Estado. O publico sempre prestigia seus lançamentos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais