Pente fino nos benefícios da Previdência

A Medida Provisória 871, que trata do interesse do governo em passar um ”pente fino” nos benefícios pagos pelo INSS, foi aprovada anteontem pelo Senado Federal, debaixo de muitas críticas, inclusive dos deputados estaduais por Sergipe. Na sessão do Legislativo Estadual de ontem, o deputado Gilmar Carvalho abriu as críticas, lamentando que o Senado não tivesse se sensibilizado para a verdadeira intenção da MP. Se fosse para combater fraude o governo já teria disponível todos os instrumentos que desejasse: decretos, portarias, orientações administrativas. Não era isso o que o governo desejava, mas sim do massacre àqueles que mais precisam do amparo social e do Estado”, comentou o deputado Francisco Gualberto,que foi o mais crítico a MP aprovada pelo Senado. Gualberto reforçou as críticas iniciadas por Gilmar Carvalho dizendo que existem alguns grupo de necessitados que irão sofrer fortemente com a medida. “Os que estão na fila aguardando uma perícia serão afetados. A grande maioria não terá mais o benefício concedido como ele espera. Já existe uma programação no governo federal para que seja alcançada uma meta, do ponto de vista da economia. Os peritos terão que cumprir as metas.. Cada regional do INSS receberá sua meta. Terão que ser cumpridos milhões em benefícios. E neste caso sabemos que haverá aleijados que vão ser considerados sadio e pessoas com doenças graves, sem poder trabalhar, consideradas como aptas a voltar ao trabalho”, analisou Gualberto. A MP aprovada iz que médicos peritos do INSS receberão um adicional por processo analisado, além do horário de trabalho com ênfase naqueles indicados pelo Tribunal de Contas da União, pela Controladoria Geral da União e por outros órgãos de investigação. Para Gualberto, haverá aumento do sofrimento de quem já padece com uma doença e o aumento da miserabilidade.

38 anos convivendo com a AIDS

Num 5 de junho de 38 anos atrás, ou seja, 1981, o Centro de Controle de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, deparou-se com o resultado dos exames de cinco jovens homossexuais que davam um tipo de pneumonia diferente que afetava quem estava com o sistema imunológico bem debilitado. Um mês depois, 26 homossexuais apareceram com problema de pele. Era uma doença nova e rara: a AIDS. Se apresentando como tal pela primeira vez. No início, chamada de “câncer gay” passou a ser conhecida no Brasil como Sindrome da Imuno Deficiência Adquirida, doença que completa hoje, 5, quarta-feira, 38 anos de existência, Até maio de 2019 Sergipe registrou 5054 casos de AIDS, 125 em crianças e 4929 em adultos e 2212 casos de HIV, nove em crianças e 2203 em adultos. Vale ressaltar que HIV é a sigla em inglês para o vírus da Imunodeficiência Humana e AIDS é a doença desenvolvida. Dessa forma, nem todo individuo que tem o vírus HIV chega a desenvolver a doença que ataca o sistema imunológico. Os municípios sergipanos que apresentaram mais casos de AIDS, contabilizando crianças e adultos, são: Aracaju com 2311, Nossa Sra. do Socorro, com 505, Itabaiana com 244, São Cristóvão com 193,Estância com 175, Lagarto com 238 e Propriá com 1217 casos. Já para os casos de HIV, temos: Aracaju com 1021, Nossa Sra. do Socorro com 220, São Cristóvão com 93,Estância apresenta 90 casos e Propriá com 76.O Dr.Almir Santana esclarece que a transmissão do HIV acontece das seguintes formas: sexo vaginal sem camisinha, sexo anal sem camisinha, sexo ora sem caminha, uso de seringa por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado, da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação e através de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

RC-Aju-Norte muda de diretoria dia 02/07

A Sra. Zênia Fortes assume a Presidência do Rotary Clube de Aracaju Norte no próximo dia 2 de Julho, em solenidade que pretende reunir todos os associados do Clube a partir do meio-dia. O mandato do professor Jorge Carvalho do Nascimento está se concluindo restando apenas mais dois almoços, nas duas próximas segundas-feiras, dias 10 e 17 de junho. O almoço do dia 24 de junho está suspenso, em virtude de ser o feriado do dia de São João. O almoço do dia 1º de Julho, foi suspenso por ser o dia da solenidade de posse do novo governador do Distrito 4391. Assim, em julho, o primeiro almoço do mês vai se realizar, pela primeira vez, numa terça-feira, ocasião em que a associada Zênia Fortes assume a presidência do Clube. Em tempo, a solenidade de posse está marcada para o Hotel Quality, local onde sempre se realizam as reuniões do Clube. Vale registrar que a dra Zênia Fortes está de luto: é que há oito dias faleceu a sua mãe, D. Ester Fortes, cuja missa de sétimo dia ocorreu as 19h numa igrejinha da praia de Atalaia.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais