Quebra de Braços

Uma quebra de braços nunca antes vista na história, essa entre o Presidente da República e dois ou três governadores de Estados. O Presidente Jair Bolsonaro praticamente trocou de mal com os governadores Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, Ronaldo Caiado, de Goiás, e João Dória, de São Paulo. O problema é que Bolsonaro, publicamente, considerou um exagero o fechamento do comércio, por causa da contaminação do Corona-Vírus, por tanto tempo sem um prazo para acabar. Bolsonaro, aliás, considera o vírus uma “gripezinha” que passará logo. Mas os governadores citados se recusam a votar atrás e, como muitos outros Estados – Sergipe entre eles – mantém tudo fechado, só permitindo o funcionamento de alguns negócios imprescindíveis, como padarias, farmácias, etc. Bolsonaro discutiu forte com o governador de São Paulo, João Dória, através de uma vídeo conferência com vários outros governadores.Foi feita a discussão, levando-se em conta que um é governador do maior Estado do País e o outro é presidente da República. Se dependesse do Presidente da República o comércio já estaria funcionando e as atividades econômicas já teriam sido retomadas. Tá difícil,, tá complicado …

Desabastecimento à vista

Aracaju resistirá alguns dias mais de todas as atividades fechadas? Já há sinais de desabastecimento no ar. No bairro São José, por exemplo, até os mercadinhos que funcionavam com apenas uma porta aberta, faltava tudo de importante e imprescindível na cozinha das sergipanas. As cinco horas da tarde, as padarias do bairro já fechavam as portas, por falta do que vender. Até o tradicional pãozinho jacó tinha acabado. Os ônibus trafegavam pelas principais ruas do bairro praticamente vazios e com sinais de que iriam se recolher à garagem tão logo fosse possível sem esperar poro muito mais passageiros. A coisa promete complicar entre hoje e amanhã. Dizem que o Governador Belivaldo Chagas só quer permitir o funcionamento do comércio no dia 17 próximo. Chegaremos vivos até lá?

Horários de atendimento no huse

Diante da pandemia provocada pelo Corona-Vírus, o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe, para evitar aglomerações de pessoas para uma maior proteção do paciente assistido na unidade oncológica. Por isso um novo fluxo de entrada de pacientes foi criado no ambulatório da Oncologia e que vão obedecer uma classificação por horários que vão das 06h30 as 17h. A gerente do Ambulatório da Oncologia do Huse, Aline Ramos Oliveira, pede a compreensão de todos os pacientes e pontua algumas observações importantes que devem ser levadas em consideração no momento das marcações. “Quero lembrar a cada um que pacientes com sintomas gripais, febre, coriza, tosse, entre outros procurem a unidade básica de saúde, perto de suas casas para os cuidados. Será permitido apenas um acompanhante por paciente, acompanhantes com sintomas gripais não vir à oncologia, fazer a higienização das mãos com frequência é muito importante para se proteger do corona vírus”, concluiu a gerente. A partir das 6h30 da manhã, o Huse atenderá pediatria (pacientes crianças que vão fazer fisioterapia ou consulta),quimioterapia adulta (pacientes agendados para o período da manhã), cirurgias (pacientes que tem programação de cirurgias para o dia), prioritários (pacientes acamados, cadeirantes e maiores de 80 anos de idade). 7h –pacientes que têm consulta com a hemotologia adulto (exceto na sexta-feira que entrarão também os pacientes de dr. Dênio (CP) e de dr. Diogo. 7h30 – pacientes com consulta para oncologia clínica adulto. 8h – pacientes para consulta com os demais especialistas. 8h30 as 11h30, entrada para a liberação de medicamentos orais e injetáveis (dez pessoas a cada 10 minutos), preferencialmente pacientes não residentes em Aracaju. 12h pacientes de quimioterapia adulto no período da tarde, além de prioritários que são aqueles acamados, cadeirantes e j maiores de 80 anos. 12h30 – Pacientes para consulta com oncologista clínico. 13h – entrada dos pacientes para as demais especialidades. 14h as 17hs – Liberação de medicamentos orais e injetáveis (dez pessoas a cada dez minutos). As consultas de retorno serão agendadas pelos telefones 3216-2611 e 3216-2661.

Carreata, Hoje

Nas redes sociais, ontem, quase no final da noite, havia um convite bem interessante: convidava os interessados para uma carreata hoje a tarde, a partir das 14h, em protesto pelo fechamento do comércio durante toda esta semana. As entidades organizadoras querem o comércio funcionando para que haja circulação de dinheiro e de mercadoria. Tá certo: com o comércio fechado, como realizar negócios?

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais