Sensação de golpe no Ar…

Sei não, mas o escriba tem uma leve impressão que está em andamento um golpe de estado, para derrubar do poder o Capitão Jair Messias Bolsonaro. A orquestração neste sentido, sem dúvida, nunca foi tão forte como agora. Ou Bolsonaro dá um golpe antecipado e bote esse povo todo para correr, ou a coisa vai ficar feia para ele. Nunca se viu na história, antes, um Presidente da República suportar tanta “pressão amiga” como Bolsonaro agora. Se ele não tiver apoio popular,a coisa realmente vai pro brejo. Aquela maluca da Joice Hasselman tem usado as redes sociais para cair “matando” em cima de Bolsonaro. A coisa está realmente feia. A cadeira que ele senta hoje nunca foi tão pretendida como agora. O Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, por exemplo, fez uma viagem à Espanha para conspirar a favor do parlamentarismo.Flagrado com a boca na botija não lhe aconteceu nada. Mas voltou calado, pelo menos até agora. Mas ao final da semana passada abriu o jogo: é candidato a Presidente da República sim, em que tempo fôr. Quanto mais rápido isso aconteça, melhor, não é Botafogo? A Madame Halsselman desperdiça todo o seu tempo livre, fazendo discursos onde põe em dúvida a masculinidade do homem Bolsonaro. Se depender dela, ele cai amanhã, terça-feira, como sem falta. Tá difícil governar deste jeito…

Para dar visibilidade a Lula

Para livrar o companheiro Lula da depressão que o vem derrotando ultimamente, o Senador Rogério Carvalho inventou agora a formação de um Conselho Superior de notáveis para o combate ao corona-vírus. Seria formado pôr ex-Presidentes da República. É o modo de devolver Lula ao noticiário nacional – não importa que ele seja condenado pela Justiça. Esse Conselho Superior faria o que mesmo? Bom, na prática absolutamente nada – a não ser sustentar Lula no noticiário nacional, já que a sua ideia de se tornar popular novamente (ir as ruas para angariar o aplauso popular) até agora não funcionou. Ao contrário, o que ele tem mesmo é sido vaiado com fervor, daí a depressão que o acompanha hoje em dia… Lula também imaginou que seria fácil conseguir o apoio do povão para forçar Bolsonaro à renuncia. Não esperava que Bolsonaro se tornasse tão popular como agora. Só lhe resta agora como tábua de salvação esse tal conselho imaginado por Rogério Carvalho, o Senado que um dia sonhou em fazer de Lurian, a filha de Lula, candidata a Prefeito de Aracaju. Ah, sim, isso parece já estar fora de cogitação.

Dois governadores

Na lista de pretendentes a sentar na cadeira de Bolsonaro, há pelo menos dois outros governadores. O Sr. Wilson Witzel, do Rio de Janeiro e João Dória, de São Paulo. Este parece o mais afoito deles. Essa história de fechar o comércio para combater a propagação do corona-vírus é ideia dele. O diabo é que o “lock-out” do comércio pode demorar muito e atrapalhar seus planos. Mas, até agora ele não abriu mão: continua ambicionando a cadeira do Chefe da Nação. A sorte de todo o resto do Brasil é que ele não é muito conhecido fora de São Paulo. Não se pode desprezar, contudo, a ambição dos dois. Bolsonaro é que precisar tomar cuidado – e também com o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que desde priscas eras sempre confabulou contra qualquer presidente de plantão. Como nenhuma de suas conspirações deram certo, ele hibernou para voltar à cena como governador de Goiás.

A igreja fechada

Essa história de pôr a Nação para hibernar cria problemas dessa espécie. Em Poços de Caldas, Minas Gerais, o vigário da freguesia local rezava missa, com a Igreja de portas fechadas. Num templo em que cabe quase cento e cinquenta pessoas, haviam só 5 lá dentro. O destacamento policial da cidade foi até a Igreja e mandou o padre encerrar a missa e evacuar a sala com aquela multidão de infratores. Pois é, Poços de Caldas desde então está sem missas.

O candidato da China

Corre pela internet a análise política de um cidadão brasileiro – aliás, muito bem preparado – onde ele disseca a vida política brasileira, com ênfase para as próximas eleições presidenciais. Segundo ele, a China tem especial interesse nestas próximas eleições presidenciais porque quer eleger “o seu candidato” para ser mais fácil dobrar o País aos seus interesses. E quem seria esse candidato? A cúpula chinesa já sinalizou que o seu candidato é o homem de televisão.. Luciano Hulk. Nos velhos tempos de colégio, o meu professor de Línguas, prof. Francisco Portugal, pai do hoje importante médico no Esta, dr. Fedro Portugal, diria: “Se non é vero, é bien provato”.

Voltando atrás

Diante da reação popular, principalmente de pessoas que não dispõem de mais um tostão até para comer, vários governadores estão levantando a proibição de deixar o comércio fechado. Até o governador de Sergipe entrou nessa onda e levantou a proibição de funcionamento de vários setores – menos dos que negociam “pano e roupa”, como se diz no popular. Já pode quase que todo mundo voltar a funcionar no dia de hoje. Essa proibição é lá com João Dória que governa um Estado rico, São Paulo.. Aqui no Nordeste a coisa só vai na base de trabalho.

Churrasquinho de Gato

O Presidente Bolsonaro pegou um ou dois seguranças e se mandou ontem pela manhã para cidades satélites de Brasília., como Ceilândia onde foi recebido como herói. Até churrasquinho de gato ele andou saboreando e estimulou o povão a voltar a trabalhar já a partir de hoje.

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais