Um quê de negritude sergipana

Um quê de negritude
Espetáculo traz a ativista sergipana Beatriz Nascimento e sua ligação com o “quilombo”

 

São 16 anos de resistência, luta, pesquisa e resgate da história afro-brasileira em Sergipe. O novo espetáculo do balé Um Quê de Negritude “Agbara-Obinrin – A força da Mulher”, é uma viagem as raízes negras com um quê de negritude e muita sergipanidade. O espetáculo dessa quarta e quinta, 15 e 16, faz alusão a historiadora, professora, escritora e ativista pelos direitos humanos sergipana, Beatriz Nascimento, e sua ligação com as religiões de matrizes africanas. Em momento ímpar em que a Beatriz Nascimento entra para o livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, Um Quê de Negritude acerta na temática e faz o público delirar em um misto sensorial de luz, cor, ritmos e até cheiro.

Os orixás provocam a liberdade de culto, da cultura e do ser

Um grupo de dança que iniciou no Centro de Excelência Atheneu Sergipense em 2007 com o objetivo de difundir a cultura afro-brasileira e indígena por meio da dança, promovendo reflexões acerca da intolerância e do preconceito racial, amadure ao longo dos anos e ultrapasse o quê pedagógico, para além do resgate das raízes de matrizes africanas, ao resgatar grupos folclóricos, dança popular e a pesquisa de personagens negros sergipanos.

A diretora Clélia Ferreira explica que ao completar 16 anos de antirracismo, de conquistas, de reconhecimentos, de lutas, de resistência “Um Quê de Negritude” traz à tona a vida e obra da sergipana Beatriz Nascimento no ano em que a Lei 10.639/2003 completa 20 anos. Ela inclui também a filha da ativista, Bethânia Nascimento, bailarina negra que chegou a uma das mais famosas companhias de dança americana, a Harlem

“Trazemos uma representação da filha de Beatriz, a Bethânia Nascimento, primeira bailarina negra a alcançar o mais alto posto de uma companhia internacional, como também mostramos através da dança e da cultura popular a história de Beatriz e sua relação com “o Quilombo” enquanto processo de identidade cultural no qual o próprio reduto é espaço em que surgem grandes grupos de culturas populares”, explica Clélia Ferreira.

 

Um quê de negritude
Grupos da cultura popular e seus mestres são homenageados

Dividido em quatro atos, apaixonante e forte a abertura do espetáculo quando os recursos sensoriais através de projeções em todo o teatro Tobias Barreto lançam trovões, raios e um barco que aporta em solo brasileira, figurativamente, trazendo negros arrancados das suas terras. Com a poesia “Navio Negreiros” de Castro Alves, faz o público questionar sobre a formação de quilombos como espaços de resistências e os quilombos de hoje.

 

Um que de negritude
Xangó e os orixás

Intercalando poemas, parte de um documentário com Beatriz Nascimento, danças representativas com os orixás, saudações a personalidades de grupos folclóricos populares com apresentação do historiador Fernando Aguiar, e muita dança de matriz africana com sergipanidade, a décima sexta montagem do grupo é certeira na pesquisa e documentação da vida de Beatriz Nascimento e do resgate dos grupos de cultura popular.

“Nunca tinha ido a um espetáculo no teatro para utilizar todo o espaço. As projeções de um lado e do outro, o telão em cima do palco, as danças e os depoimentos reais de Beatriz Nascimento parecia que eu estava dentro do espetáculo”, conta o geógrafo, Elias Serafim.

 

Um que de negritude
Cacumbi é um dos grupos sergipanos presentes na produção que envolve mais de 100 integrantes

Personalidades são homenageadas como Maria Ione do Nascimento, organizadora dos Parafusos de Lagarto; o José Ronaldo (Mestre Rolinha) e os organizadores do Lambe-Sujo e Caboblinhos, de Laranjeiras; o Mestre Neilton Santana dos Santos, organizador do São Gonçalo; a Mestre Bárbara Cristina dos Santos, organizadora das Taieiras; o Mestre José Carlos dos Santos, organizador do Cacumbi.

A cada a dança das yabás, a relação de Xangó e sua esposa Obá, Oyá-Iansã, Oxum, Oxumaré, Ewá, Obaluaiyê, Nanã, Oxalufâ/ Oxaguian Iemanjá, Exu arranca palmas do público presente numa uníssona saudação à liberdade de cultura, de culto e de ser. “Nós temos uma nação mística, Angola. Como temos uma nação mística Ketu, como temos uma nação mística Gêge. É a recriação do estado primário desses povos na África. Por isso a necessidade de saudar e de chamar os orixás, os antepassados”, define a voz de Beatriz Nascimento em projeção.

 

Um quê de negritude
Projeções da vida e obra de Beatriz dão realidade ao espetáculo

As projeções reais de discussões do movimento negro enquanto estudante e pesquisadora mostram ao público uma Beatriz Nascimento combativa, certeira até ser anunciada sua morte em 1995, provocada por tiros disparados por um namorado da amiga dela, aos 52 anos de idade. Há época, Beatriz deixou a filha Bethânia Nascimento, que já trabalhava em Nova York como bailarina da companhia Harlem.

Um quê de Negritude
Final do espetáculo com a produtora Clélia

Ao final do espetáculo, o público deixa a plateia e no roll do teatro a interação continua com os integrantes e a banda percussiva Maria Tambor. A décima sexta montagem ainda estará em cartaz em palcos sergipanos e do país. É aguardar as próximas surpresas da décima sétima apresentação.

Veja também o site oficial do projeto 

No roll, o contato direto com os personagens e a banda percussiva Maria Tambor
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais