Lives sobre o Centenário de Paulo Freire continuam no dia 9

0
Série de lives sobre o Centenário de Paulo Freire continua na próxima sexta-feira, 9 (Reprodução: Instituto Paulo Freire)

Para celebrar o centenário do nascimento de Paulo Freire, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizará o segundo encontro da série de lives para lembrar e manter vivo o legado do educador. O evento ocorrerá na próxima sexta-feira, 9 de abril, às 15h, por meio do canal do Youtube Educação Sergipe.

O tema será “Textos e vivências: a produção escrita na escola. Vamos publicar?” e terá a presença remota do pesquisador Dr. Wagner Rodrigues Silva, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e do mediador Dr. Sidiney Menezes Gerônimo, coordenador do Programa Editorial da Seduc. De acordo com Jonas Matos, técnico pedagógico da Assessoria Técnica da Seduc, este ano a Secretaria está reunindo pesquisadores locais e nacionais que se debruçam sobre o pensamento de Paulo Freire. Os encontros irão ocorrer até o mês de setembro, quando é chegado o dia de nascimento do educador, em 19 de setembro.

“Várias temáticas serão abordadas, tais como a gestão escolar, formação de professores e relação aluno/professor. Acreditamos que essas discussões levarão professores, gestores escolares, gestores de Redes de Ensino e demais profissionais da educação a refletirem sobre suas práticas cotidianas a partir dos conceitos freireanos. Além disso, produziremos um arquivo audiovisual riquíssimo, que estará disponível no canal da Seduc no YouTube e poderá ser utilizado em formações para diversos segmentos educacionais”, salientou Jonas.

O próximo encontro está reservado para o dia 19 de abril, às 15h, e as discussões serão em torno do tema “A atualidade do pensamento pedagógico transformador do educador brasileiro mais conhecido do mundo”. O convidado será Luiz Alberto de Alcântara, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com a mediação do professor Marcelo Domingos.

O tema “Paulo Freire: diálogos de esperança e saberes restaurativos” será debatido durante o encontro do dia 28 de abril, às 15h, com a colaboração do palestrante Arthur Mecci, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da mediadora Adriane Damascena. No dia 3 de maio, às 15h, o tema sugerido será “O ato de educar que implica uma atitude ética”, com a presença do pesquisador Valdir Borges, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e mediação da professora Cleciane Santos Alves.

Para o segundo semestre foram reservados três encontros: em 9 de junho, às 15h, a pesquisadora local Joelma Carvalho Vilar, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), falará sobre o tema “Leituras freireanas: diálogos que permanecem”, e terá como mediadora a professora Meire Ferreira da Silva. No dia 12 de agosto, às 10h, o tema a ser tratado será “Paulo Freire em tempos de esperança”, com a participação de Alder Júlio Ferreira Calado, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA/UFPB), e a mediação do professor Carlos Alexandre Aragão. Por fim, no dia 15 de setembro, às 15h, na mesma semana de aniversário do educador Paulo Freire, os participantes irão refletir sobre o tema “Paulo Freire entre o passado e o futuro”, com o pesquisador local Christian Lindberg Lopes do Nascimento, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e mediador o professor Jonas José de Matos Neto.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais