150 vítimas de violência sexual no primeiro semestre, em SE

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que só no primeiro semestre deste ano, 150 pessoas vítimas de violência sexual foram atendidas no sistema público de saúde. A maioria delas, 80% era criança ou adolescente.

 

Esses dados referem-se apenas às mulheres atendidas por uma equipe que oferece assistência no anexo da Maternidade Hildete Falcão Baptista. O serviço disponibiliza oito médicas, em escalas de plantão de 24h, três psicólogas, além de profissionais da área de enfermagem. Normalmente, essas pacientes são posteriormente encaminhadas à Delegacia da Mulher ou Instituto Médico Legal (IML).

 

Atendimento

 

Nesse local, as vítimas passam por exames laboratoriais que indicarão se ela engravidou ou adquiriu alguma doença infecto-contagiosa. A partir desse atendimento, elas terão também acesso a vacinas e medicamentos, a exemplo dos anti-retrovirais, drogas que inibem a reprodução do vírus HIV no sangue.

 

Depois desse primeiro atendimento, a paciente retorna à instituição para ser avaliada no ambulatório. Se houver necessidade, é feito o encaminhamento para outras unidades, como o serviço de DST do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), Centro de Atenção Integrado à Saúde da Mulher (Caism) ou Hospital Universitário (HU).

 

O serviço de atendimento às mulheres vítimas de violência sexual funciona diariamente no anexo da Maternidade Hildete Falcão situada à rua Recife, s/nº, no bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (0xx79) 3226-6310.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais