Adema já recolheu mais de 100 caixas de borrachas no litoral de SE

As caixas apareceram no litoral nordestino (Foto: Adema)

Nas últimas três semanas caixas de borracha voltaram a aparecer no litoral sergipano. Segundo informações da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) mais de 100 volumes foram recolhidos durante esse período. As primeiras caixas apareceram no litoral em 2019 quando aconteceu o vazamento de óleo no litoral nordestino.

“Tem mais umas 70 caixas ainda para recolher no litoral norte entre Pirambu e Pacatuba. Essas caixas também estão aparecendo em outros estados, a exemplo do Rio Grande do Norte e Alagoas. A informação que temos da Universidade Federal do Ceará são que essas caixas são de um navio naufragado na 2º guerra mundial que estão emergindo agora. Essas caixas ficam presas nas embarcações para diminuir o atrito na hora de atracar”, explica Gilvan Dias, presidente da Adema.

Adema orienta a população a não manusear as caixas (Foto: Adema)

De acordo com Gilvan, as caixas não oferecem risco de contaminação ao meio ambiente. “Quando essas caixas apareceram em 2019 nós enviamos para a Polícia Federal para fazer uma análise e não foi identificado nenhum material taxológico”, afirma.

Gilvan orienta a população que ao avistar essas caixas na faixa de areia que entre em contato com a Adema ou com as Prefeituras. “A população não deve pegar essas caixas. Nós disponibilizamos o número de telefone (79) 99191-5535 para que as pessoas liguem e nos avisem para que equipes da Adema recolham as caixas”, orienta.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais