Neste sábado, 8, quando é comemorado o dia da padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição, a Arquidiocese de Aracaju está preparando uma grande festa. As comemorações tiveram início no último dia 29 com o novenário e as missas celebradas diariamente e como todos os anos a reverência à Santa irá culminar com uma procissão e missa campal na Catedral Metropolitana, que deve reunir mais de 70 mil fiéis.
“Tanto nos novenários como também na procissão e na missa solene temos recebidos bastante fiéis todos os anos. A estimativa do ano passado era de 60 a 70 mil, mas este ano esperamos receber um público muito maior, até mesmo porque será num sábado”, explica o vigário geral da Arquidiocese de Aracaju e pároco da Catedral Metropolitana, Jerônimo Nunes Peixoto.
Para atrair novos fiéis o padre explica que em geral a metodologia de trabalho tem sofrido algumas
alterações, proporcionando uma celebração mais próxima da vida do povo através de abordagens de temáticas que dizem respeito aos acontecimentos da vida e da igreja. “Além disso, a gente tem acolhido bem as pessoas. Acolhimento é a palavra de ordem da nossa paróquia. Isso faz com que as pessoas se sintam valorizadas e venham”. Ele destaca também, como ponto forte que tem feito as pessoas buscarem mais a igreja e a proximidade com Deus, a insegurança do mundo atual, com destaque para a violência e o desemprego. Padre Jerônimo Peixoto
A Santa
Nossa Senhora da Conceição é mais um título dado pela igreja à Maria, Mãe de Jesus, pelo fato de ela ter sido concebida pura, sem o pecado original, daí a origem da palavra Conceição. Ela também pode ser chamada de Imaculada Conceição, ou seja concebida sem mácula.
O padre Jerônimo explica que “Deus a fez especial em razão do que nela iria acontecer, ela iria ser a mãe do Salvador”. Além disso, ele destaca que Nossa Senhora da Conceição revela o modelo de cristão, já que “ela se fez primeiro discípula para depois se fazer mãe”. Para os católicos ela representa também um sinal de esperança e motivo de alento.
Confira a programação completa da festa da padroeira de Aracaju que acontece na Catedral Metropolitana:
6h30 – Oficio da Imaculada Conceição
7h – Missa dos Devotos
9h30 – Missa solene com o arcebispo Dom José Palmeira Lessa e a participação do bispo Dom Gregório Paixão de Salvador
11h30 – Lavagem da Conceição – ato promovido pelos centros de umbanda e candomblé
16h – celebração da consagração devocional
16h30 – Procissão (itinerário: ruas Propriá, Lagarto, av. Barão de Maruim, rua de Itabaiana e praça da Catedral) seguida de homilia e show pirotécnico
18h30 – Missa Campal em frente à Catedral
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B