Mesmo com tempo aberto, PMA mantém equipes em alerta para chuva

0
O alerta se estende para as próximas 72h (Foto: Sérgio Silva)

Encaminhado no sábado (19), o alerta de chuva segue até esta terça-feira, dia 22. Por isso, mesmo com o tempo mais aberto e a trégua da chuva, na tarde desta segunda-feira, 21, as equipes da Prefeitura de Aracaju seguem monitorando as mudanças e previsões de chuva para atuar de maneira preventiva e, assim, evitar que a população passe por transtornos, em casos de ocorrências mais intensas.

Nas últimas 24 horas, foi registrado um acumulado de 22,8 milímetros de chuva, evento climático que ocorreu com mais intensidade pela manhã, mas não houve registro de ocorrências de risco e a cidade se comportou bem diante do volume de água.

Em períodos de chuva, a gestão municipal atua por intermédio dos órgãos da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) – Defesa Civil de Aracaju, responsável pelo monitoramento das mudanças climáticas e possíveis situações de risco; a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), cuidando do fluxo de veículos e pedestres, bem como do sistema semafórico – além da manutenção do sistema de drenagem e limpeza de canais, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); e desobstrução de bocas-de-lobo, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, o alerta enviado no último sábado é válido por 72 horas. “Assim, o alerta segue até esta terça, por volta das 12h, sendo que a previsão é que, amanhã [22], tenhamos cerca de 15 milímetros de chuva. Mesmo sendo uma chuva considerada fraca, ficaremos atentos, afinal, quando se trata de tempo, tudo pode mudar, então, para não sermos pegos de surpresas, as equipes continuam monitorando”, destaca.

Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil através do número 199, que funciona 24h, todos os dias da semana. Além disso, é disponibilizado à população um sistema de monitoramento que proporciona visão, em tempo real, das condições climáticas nas diversas regiões da cidade. O ClimAju pode ser acessado através do site da Prefeitura de Aracaju.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais