Moradores do Jabotiana fazem ato contra obra na Lagoa Doce

Manifestantes usaram faixas de protesto nos semáforos da avenida Tancredo Neves. (Foto: Flávio Marcell)

Moradores do bairro Jabotiana, em Aracaju, realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira, 19, no cruzamentos entre a avenida Tancredo Neves e a rua João do Ouro. Esta foi a segunda manifestação em três dias protagonizada pela população que reside no conjunto Santa Lúcia e trouxe como pauta o pedido de paralisação da construção de uma estação de tratamento na região da Lagoa Doce, além  de soluções para as enchentes na localidade.

Os manifestantes alegam que a obra é irregular e que se trata de um aterramento na lagoa, o que, futuramente, poderá gerar inundações ainda maiores na comunidade, além de ser considerado um crime ambiental. “Nosso objetivo foi o de expor os reais motivos que potencializam as enchentes no Bairro Jabotiana e mobilizar a população a construir a luta contra a enchente, a fim de buscar coletivamente uma solução definitiva para os problemas das enchentes”, explica o organizador do ato, Flávio Marcell.

Moradores protestam por ações contra as enchentes no Jabotiana. (Foto: Flávio Marcell)

Durante o ato, os moradores se posicionaram em frente aos semáforos da rua João do Ouro e da avenida Tancredo Neves e estenderam faixas com palavras de ordem contra a obra, cuja responsabilidade é da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

A companhia, por sua vez, informa que não há proibição da obra e que possui todas as licenças ambientais necessárias para o seu funcionamento. “Se houver alguma notificação e os órgãos competentes se manifestarem através desta,  a Deso se pronunciará por meio do seu setor jurídico.”, informa o assessor de comunicação da Deso, Flávio Vieira.

Em outro protesto realizado na terça-feira, 16, quando a Prefeitura de Aracaju anunciava obras na comunidade, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), chegou a afirmar que não havia irregularidade na obra e colocou em cheque as declarações dos manifestantes. “Se alguém me provar que a obra na lagoa [doce] é um problema, eu determino que a Deso paralise a obra. Mas até agora o que temos são informações do corpo técnico de que não há problema”, discursou.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais