Seis mil pescadores e marisqueiras aguardam seguro-defeso em Sergipe

Pescadores aguardam o benefício (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ainda não concluiu os procedimentos formais, deixando 6 mil pescadores sem receber o benefício do seguro-defeso em Sergipe. De acordo com informações do gerente executivo do INSS no Estado, Raimundo Brito, a morosidade é consequência do insuficiente número de servidores públicos disponíveis para atender às mais variadas demandas da instituição.

Em Sergipe, conforme Raimundo Brito, o benefício alcança 24 mil pescadores e marisqueiras, que suspendem as atividades durante o período de defeso e são amparados pelo benefício concedido pelo Governo Federal. Até o momento, conforme o gerente executivo, 18 mil benefícios já foram liberados. Estando com pendências, outros 6 mil. “São pendências do INSS, da Secretaria da Pesca, dos Sindicatos e Colônias de Pescadores”, destaca Brito.

Mas a maior dificuldade está efetivamente na escassez de pessoal para dar prosseguimento aos processos. Conforme Raimundo Brito, apenas neste ano, 85 servidores que atuavam em Sergipe deixaram a instituição, beneficiados pela aposentadoria, sem que haja previsão de concurso público para substituí-los.

Nesta semana, segundo Raimundo Brito, o INSS em Sergipe recebeu uma equipe especial de outras unidades da federação que terão a missão de analisar todos os procedimentos e concluir os processos para a concessão do benefício. A perspectiva é que todos os benefícios cheguem aos benefícios nas próximas três semanas.

por Cassia Santana

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais