Vazamentos de óleo: Adema determina que Petrobras substitua dutos

0
Vazamentos de óleo motivaram notificação da Adema (Fotos: Adema)
Adema diz que vazamentos ocorrem semanalmente

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) determinou a Petrobras que faça a substituição dos dutos nas áreas em Sergipe onde foram registrados vazamentos de óleo.

De acordo com o presidente da Adema, Gilvan Dias, a notificação à Petrobras emitida nesta segunda-feira, 22, é motivada pelos constantes registros de vazamento em território sergipano. “Toda semana há registros deste tipo de ocorrência. Na última quinta-feira, por exemplo, houve um novo vazamento entre Malhador e Riachuelo, no povoado Central. A situação está virando um desmonte”, denuncia.

Adema recomenda que dutos de aço sejam substituídos por um plástico específico

Ainda segundo Gilvan Dias, os dutos em Sergipe são antigos e feitos de aço, o que significa dizer que sofrem corrosão facilmente. “A recomendação é que esses dutos sejam feitos de um plástico específico, que já é usado no mundo inteiro, e não sofre corrosão”, explica o presidente da Adema.

Caso descumpra a determinação da Adema, conforme informações de Gilvan Dias, a Petrobras poderá perder a licença de operação para este tipo de atividade em Sergipe.

A Petrobras informa que não recebeu notificação do órgão ambiental para substituição de dutos.

por Verlane Estácio

A matéria foi alterada às 12h35 de 23 de abril para acréscimo da informação enviada pela Petrobras.

Comentários