
O Governo de Sergipe segue intensificando os preparativos para o Arraiá do Povo e Vila do Forró 2026, e as equipes trabalham intensamente na montagem da estrutura que receberá milhares de sergipanos e turistas na Orla da Atalaia, em Aracaju. Nesta etapa final, o foco está na organização dos espaços, ajustes operacionais e últimos alinhamentos entre os órgãos envolvidos na realização do evento.
A estrutura começa a ganhar forma para receber o público que vai curtir a programação que terá início no próximo dia 29 de maio, reunindo shows, apresentações culturais, concursos de quadrilhas, espaços gastronômicos e atrações voltadas à valorização da cultura popular sergipana. A expectativa do Governo do Estado é repetir o sucesso das edições anteriores, consolidando Sergipe como um dos principais destinos juninos do país.
Os trabalhos são coordenados pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) e demais órgãos estaduais. As ações envolvem logística, segurança, mobilidade, saúde, acessibilidade e assistência ao público durante os festejos.
De acordo com o coordenador de Eventos da Funcap, Pedro Macedo, a montagem está sendo finalizada com todos os cuidados necessários. “Estamos já na reta final dos preparativos, entrando na fase de detalhes, de arrumação, decoração e ornamentação. A parte estrutural já está quase 100% pronta. Tudo já está nos conformes para a chegada dos eventos”, afirmou.
Segundo o coordenador, a previsão é que toda a estrutura seja entregue até o dia 28 de maio, pronta para receber o público no início da programação. Os trabalhos de montagem começaram há cerca de 20 dias e envolvem um grande planejamento operacional. “É um trabalho que demanda tempo. A gente chega aqui bem antecipado para fazer estudo de terreno, adequar o que precisa ser adequado e iniciar toda a montagem”, explicou.
Atualmente, cerca de 200 trabalhadores atuam diariamente na montagem dos espaços, entre fornecedores e prestadores de serviço. Além da Funcap e da Secom, diversos órgãos estaduais participam da operação integrada do evento. “Tem os órgãos de segurança, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, assistência social, meio ambiente, então todas as secretarias do Estado estão envolvidas aqui, de alguma forma, trabalhando dia a dia em conjunto”, destacou Pedro.
Novidades
Considerado uma das maiores manifestações culturais do estado, o ciclo junino promovido pelo Governo de Sergipe tem se consolidado como importante instrumento de fortalecimento da cultura popular, valorização dos artistas sergipanos e movimentação da economia local.
Entre as novidades deste ano está a modernização da estrutura do palco principal do Arraiá do Povo. “Na parte de cenografia, por exemplo, o palco deste ano está 100% de LED. São quase 400 metros quadrados de LED no palco, além de duas torres de transmissão no fim da arena”, detalhou o coordenador.
A Vila do Forró também recebeu melhorias, incluindo a ampliação do coreto destinado às apresentações dos artistas sergipanos. “Conseguimos aumentar o tamanho do coreto para valorizar ainda mais os artistas da terra, trazendo uma área mais ampla, organizada e com estrutura melhor”, acrescentou.
A estrutura também foi planejada para garantir conforto e segurança ao público. O espaço terá saídas de emergência ampliadas, acessos mais largos e capacidade estimada para receber até 55 mil pessoas por noite. “A pessoa vai chegar aqui e sentir um ambiente muito seguro, mais amplo, com tranquilidade para curtir a festa”, afirmou Pedro Macedo.
Outro diferencial deste ano é a possibilidade de transmissão dos jogos da Copa do Mundo nos telões espalhados pela arena. “Estamos preparados, se for o caso, para transmitir os jogos através dos telões do palco e da arena também”, revelou o coordenador.
Programação
O Arraiá do Povo 2026 terá programação até o dia 28 de junho, enquanto a Vila do Forró segue até 26 de julho. O ciclo junino contará com concursos de quadrilhas, espaços de economia criativa, vila cenográfica, barracões culturais, apresentações de trios pé-de-serra, áreas gastronômicas e ações inclusivas.
Entre os destaques da programação do ciclo estão o concurso de quadrilhas, de 8 a 14 de junho, no Gonzagão; o Arrastapé do 18 do Forte, nos dias 12 e 13 de junho; o concurso de quadrilha Arranca Unha, de 22 a 28 de junho, no Centro de Criatividade; e o Arrastafé, entre os dias 10 e 12 de julho, na Orla da Atalaia. A expectativa é de grande movimentação turística e impacto positivo na economia local, fortalecendo o comércio, o setor de serviços e os artistas sergipanos.
*Com informações do Governo de Sergipe

Comentários estão fechados.