Energisa identifica ligações clandestinas em Aracaju

Empresa de Energia Elétrica monitora consumo para combater ‘gatos’ (Foto: Ascom/Energisa)

A Energisa Sergipe realizou, na manhã desta terça-feira, 26, operações rotineiras de fiscalização de desvio de energia elétrica em diversas regiões do Estado. Foram averiguadas unidades consumidoras instaladas nos bairros Grageru, Mosqueiro, Siqueira Campos, localizados na capital sergipana, e nos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. As ações rotineiras buscam verificar ligações clandestinas e zelar pela segurança da população e pela qualidade dos serviços prestados.

Durante a ação realizada no bairro Grageru, seis desvios foram identificados, entre residências e estabelecimentos comerciais. A Operação de Bairros, como é denominada, acontece diariamente por cerca de seis equipes da concessionária, onde cada grupo fiscaliza de 20 a 25 endereços por dia. Uma média de 30 autuações são identificadas diariamente em todo Estado.

Mais conhecido como gato, o desvio de energia elétrica é crime estabelecido no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Também oferece risco de morte a quem faz e a quem está próximo, além de comprometer o fornecimento de energia na região explorada. Dessa forma, a empresa tem atuado constantemente para combater ligações clandestinas de energia em todo o estado.

Conforme ocorreu nesta terça-feira, a Energisa conta com o suporte da Polícia Civil, através da Criminalística, para formalização do laudo pericial do flagrante. A partir da constatação da fraude, os proprietários autuados são encaminhados para prestar esclarecimentos junto ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Civil (Depatri). As penalidades sofridas pelos responsáveis são determinadas conforme legislação vigente e parecer da justiça, específicas para cada caso identificado.

A Energisa esclarece que a suspeita de desvios de energia elétrica pode ser identificada de duas formas: pelo sistema de inteligência da empresa, que realiza o monitoramento das unidades consumidores, verifica oscilações de consumo e consumos suspeitos e emite um alerta às equipes de fiscalização, ou por denúncias através do telefone 0800 079 0196.

A distribuidora ressalta ainda que as ações de fiscalização têm como objetivo zelar pela segurança e prestação de serviço contínuo de qualidade aos seus clientes.

Fonte: Ascom/Energisa

*Matéria alterada às 19h24 do dia 3/12 para correção do telefone de contato da Energisa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais