Matrícula Online é praticidade para comunidade escolar do município

Implantado desde o ano passado, o sistema foi criado para atender as demandas de forma simples e ágil (Foto: PMA)

Mais um passo para a construção de uma cidade humana, criativa e inteligente foi dado pela Prefeitura de Aracaju com a implantação da Matrícula Online. A plataforma eletrônica democratizou o acesso ao ensino público municipal, modernizou o processo de matrícula, eliminou as imensas filas formadas todos os anos e proporcionou mais comodidade aos pais dos alunos.

Implantado desde o ano passado, o sistema foi criado para atender as demandas de forma simples e ágil. “O sistema foi criado para oferecer comodidade aos pais para a realização da matrícula sem qualquer tipo de constrangimento”, explica o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Manuel Prado. Para acessar o portal, clique aqui.

Antes do sistema, a matrícula era presencial e os pais precisavam se deslocar até as escolas, se organizarem em filas imensas, que eram formadas desde cedo, e só depois matricularem seus filhos. De acordo com Manuel Prado, “o sistema de matrícula online foi bem recebido pela população, é fácil de ser utilizado e possibilita o acesso de todos”. A plataforma está disponível para a matrícula nas datas estabelecidas e em horários específicos, das 7h30 às 17h.

Em caso de dúvidas ou dificuldades na utilização do aplicativo ou da plataforma, o DEB foi preparado para auxiliar a população em qualquer tipo de dificuldade apresentada. “Colocamos à disposição das pessoas um call center que funciona todos os dias na sede do Departamento de Educação Básica. Linhas telefônicas foram habilitadas para que a população tire todas as dúvidas necessárias”, garante o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Semed, José Rafhael Bittencourt.

O telefone do call center é (79) 3179-1574, mas, de acordo com Manuel Prado, a equipe do DEB visita as escolas para acompanhar o andamento da matrícula, auxilia os profissionais e as famílias que vão até as instituições. Contudo, para uma utilização eficiente do sistema por parte dos pais, é necessário atentar-se às datas de matrícula na rede municipal de ensino.

Cronograma

O Calendário Letivo de 2019 já foi dividido e a plataforma realiza os procedimentos de matrícula solicitados dentro das datas estabelecidas. Em caso de solicitação de matrícula fora do período definido, o sistema não opera.

De 20 a 22 de fevereiro – transferência interna

O aluno está matriculado em uma das escolas da rede municipal mas decide estudar em outra escola também do município.

De 26 a 28 de fevereiro em 1º, 7 e 8 de março – matrícula para novos alunos

A plataforma estará aberta nesses dois momentos, em razão do feriado de Carnaval, para o ingresso dos novos alunos na rede municipal de ensino.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais