Professores municipais paralisam atividades e fazem ato em Aracaju

Marcha saiu da sede do Sindipema até a frente da Prefeitura Municipal de Aracaju (Foto: Sindipema)

Professores da rede pública de Aracaju paralisaram as atividades nesta terça-feira, 19, para cobrar o pagamento do piso salarial nacional, melhorias nas escolas municipais e o concurso público. O ato foi conduzido pelo Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), realizou uma marcha até a sede da Prefeitura de Aracaju.

De acordo com Obanshe Severo, professor e diretor do Sindipema, a paralisação, realizada no Dia Nacional de Luta em Defesa do Piso e da Carreira, foi um movimento de luta por melhorias no ensino público. Segundo o professor, a gestão pública não respeita a lei do piso salarial, mas incorporou a Gratificação Especial de Atividade (GEA), Lei Complementar que não contempla os servidores aposentados.

Ainda de acordo com Obanshe, cerca de 80% das escolas municipais precisam de reformas ou melhorias estruturais, o dificulta o trabalho dos professores e prejudica os alunos da rede pública de ensino. Além dos problemas de estrutura, o professor também explicou que, apesar da confirmação de um concurso para o magistério, há a necessidade de concursos para contratação de outros profissionais importantes para as escolas. “Portaria, secretaria, o pessoal de limpeza, o pessoal da alimentação. Não há o acesso a esses cargos de forma correta e tem um número reduzido de pessoas”, completa.

Diante das pautas levantadas pelo Sindipema, a mobilização dos professores garantiu uma reunião com os secretários da Educação, Planejamento e Orçamento e da Secretaria do Governo. “Esperamos que eles consigam convencer a gestão municipal a ouvir as nossas propostas, que podem resolver problemas históricos da nossa categoria e solucionar de uma vez por todas o problema do piso na carreira”.

Nota da Secretria de Educação

Conforme a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), uma comissão para planejamento do concurso público foi constituída na semana passada. Em relação ao piso salarial, o órgão afirmou que a remuneração dos docentes da rede pública na capital, que é a partir de R$ 5,3 mil, está acima do piso nacional.

Ainda conforme nota, a Semed está preparando um pacote de reformas nas 14 unidades de ensino de Aracaju, além de estar no processo de instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas. 

 

Por Carol Mundim e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais