Deputada critica “boa gestão” do governador Belivaldo Chagas

0
Deputada Kitty Lima afirma que melhora na economia se deu graças a recursos da União (Foto: reprodução de vídeo)

A deputado estadual Kitty Lima (Cidadania) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) durante sessão mista na manhã desta quarta-feira, 10, para apontar dados e criticar o governador Belivaldo Chagas, que anunciou o pagamento dos salários dos servidores dentro do mês, após sete anos, graças a sua boa gestão.

A declaração do Governador foi no último dia 2, durante sessão solene de abertura dos trabalhados da Casa Legislativa. Belivaldo afirmou, em sua mensagem, ter feito o “dever de casa” e ter conseguido equilibrar as finanças do estado.  A deputada apresentou dados do Tesouro Nacional e do Banco Central apontando que a melhora na economia foi graças a ajuda da União e não da eficiência do Governo.

De acordo com os dados, o saldo dos municípios e estados saltou de R$ 47,2 bilhões em 2019 para R$ 82,8 bilhões no final de 2020, uma alta de 94%. Ainda segundo os dados apresentados pela deputada, o aumento no caixa dos estados e municípios se deve a três eventos extraordinários: transferência realizada pela União; pagamento do auxílio emergencial; e a suspensão das dívidas do estado.

Líder do Governo, Zezinho Sobral, afirma que a gestão de Belivaldo foi eficiente (Foto: reprodução de vídeo)

“A ajuda de caixa que Sergipe recebeu em relação a suspensão da dívida e recuperação das perdas do FPE chegou a 800 milhões. Esses dados comprovam o que a gente (oposição) vem falando: a melhora no caixa do estado para que o pagamento dos servidores seja realizado dentro do mês, não foi fruto de uma boa gestão de Belivaldo”, afirma Kitty Lima, líder da bancada da oposição na Alese.

“E quando o efeito dessa ajuda acabar, o que a gente vai fazer? Vai voltar o caos novamente? Porque não tem geração de emprego. É isso que a gente quer de resposta. Na verdade, os recursos da União por conta da pandemia é que vem ajudando e, ao fim dessa ajuda, o caos fiscal vai voltar. E eu preciso que me provem o contrário”, destaca.

Emprego e renda

A parlamentar entende que é preciso unir forças para desenvolver o estado no intuito de gerar emprego e renda para a população. “O povo de Sergipe padece pela falta de emprego e renda. O nosso povo não quer viver de auxílio a vida toda, eles querem emprego. É mais do que necessário que a gente some forças na busca pelo desenvolvimento do estado e na geração de emprego e renda, para que cada vez menos a população dependa do auxílio”, enfatiza.

Líder do Governo

O líder do Governo na Alese, deputado Zezinho Sobral (Podemos) rebateu a fala da colega de parlamento, dizendo que não há como negar que a gestão de Belivaldo Chagas foi meritória e eficiente. O deputado entende que a ajuda da União é necessária e obrigatória, já que ela fica com a maior parcela da arrecadação do país, repassando para os estados e municípios apenas 21% de tudo que é arrecadado.

“Dizer que o Governo vai pagar o salário dos servidores dentro do mês porque a justiça determinou? Não! O Governo vai pagar porque tem recursos, porque ele administrou o Estado de uma forma tal a conseguir manter um saldo financeiro capaz de fazer frente a despesa. Não fosse isso, ainda que houvesse uma determinação, ele não conseguiria cumprir. Então, desmerecer a gestão administrativa feita pelo Governo do Estado é mitigar uma gestão administrativa eficiente. É uma gestão eficiente e meritória, sim. E isso se comprova nas ações do Governo em diversos setores”, rebate.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais