Fraternidade: Igreja Católica defende conscientização política

D. José João e coordenadores dão o tom da Campanha da Fraternidade em Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

A Igreja Católica em Sergipe lançará oficialmente a Campanha da Fraternidade 2019 na próxima quarta-feira, 6, em diferentes solenidades na capital e no interior do Estado, organizadas pelas Dioceses de Propriá, Estância e pela Arquidiocese de Aracaju. Na capital, o lançamento ocorrerá no anexo da Catedral Metropolitana, no centro da cidade. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, a Campanha da Fraternidade tem como meta “promover a formação e conscientização política para que as pessoas possam exercitar a cidadania de forma mais plena”, conforme destaca o coordenador da campanha da Arquidiocese de Aracaju, Marcos Alberto Oliveira.

D. José João diz que cristão não podem ficar indiferentes ao sofrimento das pessoas

O arcebispo de Aracaju, d. João José Costa, alerta para os problemas sociais e destaca que a Igreja Católica não poderia ficar indiferente aos problemas enfrentados pelos cidadãos mais carentes de políticas públicas. “Não podemos ficar indiferentes diante das feridas e sofrimentos de tanta gente”, destacou. “A política é um precioso caminho para restaurar a dignidade das pessoas”, enfatizou.

O arcebispo d. João José concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 1, para traçar o perfil da campanha da fraternidade em Sergipe, acompanhado pelo coordenador regional de campanha da Regional Nordeste 3 da Confederação Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB), José Lourenço Rodrigues, do padre Adriano Andrade e do coordenador Marcos Alberto.

Ao ler o texto base da Campanha da Fraternidade 2019, d. João José pediu a colaboração de toda a sociedade para se engajar nesta campanha e ressaltou que todas as pastorais sociais da congregação católica em Sergipe já estão articuladas para que a Igreja possa alcançar os objetivos da campanha. D. João José destacou que os cristãos esperam que o Governo Federal, neste novo momento da política brasileira, possa cumprir a Constituição Federal, assegurando os direitos constitucionais à moradia, saúde, educação e alimentação.

Texto base da Campanha da Fraternidade

“Políticas Públicas são ações discutidas, aprovadas e programadas para que todos os cidadãos possam ter vida digna. São soluções específicas para as necessidades e problemas da sociedade. É a ação do Estado que busca garantir a segurança, a ordem, o bem-estar, a dignidade, por meio de ações baseadas no direito e na justiça”.

Por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais