Governador reúne-se com chefe de Gabinete do ministro da Saúde

Déda recebe Mozart Sales (Foto: Marcos Vieira)

Na manhã desta sexta-feira, 22, o governador Marcelo Déda recebeu em reunião o chefe de Gabinete do ministro da Saúde , Mozart Sales. Ele participou de uma reunião que também contou com a presença do deputado federal Rogério Carvalho e do secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães. Durante o encontro, o chefe de gabinete externou a importância do conceito, funcionamento e leis aprovadas pela Assembleia Legislativa, relativas ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe, que foi a referência para a nova modelagem nacional.

“Na reunião, nós tivemos a felicidade de tomar conhecimento de que a política que nós construímos no estado, todo o conceito de funcionamento e as leis que aprovamos no Legislativo, além da forma de organizar as redes de atenção, foi a inspiração para o novo sistema de organização do SUS que foi recentemente aprovado através de decreto da presidenta Dilma Rousseff”, explicou o governador, após o encontro realizado no Palácio de Veraneio.

Segundo a visão exposta pelo representante do Ministério, Sergipe é pioneiro nessa questão, estando em todas as condições de pré-adequação às novas condições de financiamento que serão disponibilizadas pelo MS. “Estudamos aqui uma série de ações em parceria que podem viabilizar um aporte maior de recursos do ministério para a rede de saúde do estado. O que queremos é agilizar nossa adesão ao contrato interfederativo, que nós já executamos com os municípios, e agora será o modelo do Governo Federal com estados e municípios”, explicitou o governador.

Segundo Marcelo Déda, essa já é uma metodologia conhecida em Sergipe, uma vez que a relação entre estado e municípios já é pela via do contrato interfederativo. “Nós já temos toda a sistemática e know how desse tipo de relacionamento e, inclusive, podemos colaborar com o Ministério. Queremos solicitar que o Ministério da Saúde leve em conta esse fato de Sergipe já estar adequado às novas regras e com isso possamos agilizar entendimentos que temos especialmente em relação a financiamento das redes de atenção hospitalar e outras relativas aos serviços de saúde”, enfatizou o governador.

A partir da vinda do chefe de Gabinete do ministro, o governador destacou um grupo de trabalho que funcionará junto com o grupo de trabalho do Ministério para sincronizar os procedimentos para concessão de novas linhas de financiamento. “Nossa expectativa é que, o mais breve possível, estejamos assinando a adesão ao novo contrato interfederativo. A partir dessa assinatura, vamos ampliar o financiamento da União nas ações da saúde aqui em Sergipe”, concluiu o governador.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais