Justiça determina posse de Carminha e bloqueio de de bens de Valmir

(Foto: Twitter @ValmirItabaiana)

O Poder Judiciário determinou a posse da vice-prefeita de Itabaiana Carminha Mendonça. A juíza Taiane Danusa, da 2ª Vara Cível de Itabaiana, deferiu uma medida cautelar solicitada pela vice para que o presidente da Câmara de Vereadores a realizasse o procedimento, em virtude da prisão preventiva do prefeito Valmir de Francisquinho.

A posse está prevista para acontecer nesta terça-feira, 20. Na ação, o pedido era para que a nomeação de Carminha como prefeita acontecesse no prazo de 48h, sob pena de multa ao presidente do parlamento municipal, o vereador José Teles.

Bloqueio

Em outra ação, ficaram com as contas bloqueadas pela Justiça o prefeito Valmir de Francisquinho, Erotildes José de Jesus, ex-secretário de Agricultura, Jamerson da Trindade Mota e a empresa FGC Transportes.

A defesa de Valmir de Francisquinho disse ter ciência do bloqueio de bens. “Ainda não fomos notificados oficialmente, mas iremos recorrer. Na semana passada, o próprio prefeito tomou a iniciativa pedindo à Câmara que empossasse a vice”, revelou o advogado Fabiano Feitosa.

O Portal Infonet procurou a vice-prefeita Carminha Mendonça, mas sem sucesso. A equipe de reportagem está à disposição pelo telefone (79) 2106-8000 e e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Entenda

A Operação Abate Final foi deflagrada pelo Ministério Público Estadual e Polícia Civil e prendeu o prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho, o secretário de Agricultura Erotildes de Jesus e mais três pessoas. As investigações apontam que o prefeito se utiliza de ‘laranjas’ para esconder recursos do município.

Na quinta-feira, 8, a defesa do prefeito Valmir de Francisquinho pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em caráter liminar, a soltura do prefeito para que acompanhe os desdobramentos da operação Abate Final em liberdade. Enquanto isso, ele segue no Presídio Militar (Presmil).

O prazo para que a vice-prefeita de Itabaiana assumisse o município já finalizou e sua posse está agendada para terça, 20.

Por Victor Siqueira

*Matéria alterada às 9h53 do dia 20/11 para correção de informação
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais