Proposta estabelece a gestante exame sobre riscos de pré-eclâmpsia

Conforme o texto, da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), a triagem deverá ser realizada até a 14ª semana de gestação
(Foto: Pixabay)

Projeto de Lei (11008/18) estabelece que toda gestante que realize o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terá direito de acesso a exame sobre os riscos de pré-eclâmpsia, a ser aplicado para tornar possível o diagnóstico precoce, o monitoramento e o tratamento preventivo.

Conforme o texto, da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), a triagem deverá ser realizada até a 14ª semana de gestação. A gestante identificada como de alto risco para desenvolvimento de pré-eclâmpsia, doença ligada à hipertensão, deverá passar a ser monitorada e iniciará o tratamento até no máximo a 16ª semana.

“Dentre as patologias que podem acometer as gestantes, a hipertensão arterial se destaca com uma das mais importantes”, disse Mariana Carvalho. “É uma doença considerada problema de saúde pública pelo seu elevado custo médico-social.”

A triagem da pré-eclâmpsia traz redução de custos com internação e terapias intensivas, segundo a autora da proposta, além de proporcionar às gestantes melhora na qualidade de vida e menor risco de óbito materno-fetal.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais