Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para 2º turno das eleições

Preparação das urnas para o 2º turno será concluída nesta quinta-feira, 26 (Foto: Arquivo Portal Infonet)

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições municipais que acontece no próximo domingo, 29, em Aracaju, começaram a ser preparadas nesta quarta-feira, 25, pelos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).

De acordo com o TRE, a preparação das urnas será finalizada na quinta-feira, 26, e o envio para as seções eleitorais da capital acontece no domingo, 29, dia do pleito. Ao todo, serão 1.110 urnas eletrônicas distribuídas nas seções das três zonas eleitorais da capital.

O primeiro turno das eleições municipais aconteceu no dia 15 de novembro. O segundo turno acontece apenas na capital sergipana para eleger a nova prefeita ou prefeito da capital. Disputam à Prefeitura de Aracaju a candidata Danielle Garcia (Cidadania) e o atual prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) que tenta a reeleição.

Segundo turno

Pela Constituição Federal (inciso II do artigo 29), para que aconteça segundo turno para escolha de prefeito, o município deve ter mais de 200 mil eleitores. Para haver eleição em segundo turno, nenhum dos candidatos deve ter conseguido, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, ou seja, os votos dados exclusivamente aos que disputam o cargo. Quando isso ocorre, disputarão o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados no primeiro turno.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais