Ações contra hepatites virais acontecem até dia 30 em Aracaju

Programação terá testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C (Foto: Agência Brasil)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desta sexta-feira, 20, até o dia 30, realizará diversas ações alusivas ao Julho Amarelo, que representa o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde o ano de 2012.

Realizadas através do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), da Vigilância em Saúde de Aracaju, as atividades têm como objetivo promover a prevenção, o diagnóstico da doença e também a imunização.

A primeira delas acontece na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), com a realização de palestra sobre Prevenção às Hepatites Virais, panfletagem, distribuição de laços amarelos e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C. As demais atividades irão acontecer no Parque da Sementeira, na sede da AMO, no Mercado Municipal e na Praça Zilda Arns.

Prevenção das hepatites

Constituídas como um dos maiores desafios à saúde pública em todo o mundo, as hepatites virais atingem boa parte da população. Para a assessora técnica do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SMS, Débora Oliveira, a orientação é fundamental no processo de prevenção da doença. “Existe mais de meio milhão de portadores das Hepatites B e C, segundo a OMS. Elas são responsáveis por cerca de 1,4 milhões de óbitos anualmente, como consequência de suas formas agudas graves ou, principalmente, pelas complicações das formas descompensadas crônicas. É importante saber, que a hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata. Mas se for diagnosticada precocemente, tem cura”, explicou.

De acordo com a referência técnica das hepatites virais da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) da SMS, Fabiana Fonseca, o grande embate hoje para a saúde pública é conscientizar a população para o diagnóstico da doença. “O desafio é diagnosticar a presença do vírus e conter a doença antes que ocorram os danos que acarretam ao fígado. A principal arma na batalha contra as hepatites virais é a detecção, através dos testes rápidos para Hepatites B e C, que são gratuitos e estão disponíveis em toda Rede da Atenção Primária do município de Aracaju, que é composta por 44 Unidades Básicas e por 136 Equipes de Saúde da Família”, disse Fabiana.

Os testes rápidos para hepatite B e C também são realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento de Aracaju (CTA), localizado no Cemar Siqueira Campos, que funciona com portas abertas, recebendo pacientes de todo Estado de Sergipe.

Em Aracaju, ao longo de dez anos, foram registrados um total de 499 casos das hepatites virais. Em 2017, foram registrados cinco casos de hHepatite A, oito casos de hepatite B e 28 casos de hepatite C.

Doença e tipos

Hepatite é um termo genérico que significa inflamação do fígado. Ela pode ser causada por medicamentos, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, álcool, substâncias tóxicas e vírus. Existem também as hepatites virais, que são causadas por vírus.

Os agentes etiológicos das hepatites virais são designados por letras do alfabeto: vírus A; vírus B; vírus C; vírus D e vírus E. Cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes formas de prevenção e tratamento.

A hepatite A é uma infecção aguda transmitida por meio de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B e C são infecciosas e transmitidas através do sexo sem proteção e no compartilhamento de seringas e objetos cortantes.

Cuidados e recomendações

Não se deve compartilhar escovas de dentes, seringas e agulhas. É aconselhável levar os seus próprios utensílios devidamente higienizados ao ir à manicure ou pedicure, usar camisinha nas relações sexuais, vacinar-se contra a hepatite A e B, e exigir das autoridades públicas de saúde os testes em transfusões de sangue. Os materiais usados em injeções, tatuagens e piercings devem ser sempre descartáveis, e é fundamental lavar bem todos os alimentos antes de consumi-los.

Toda a população deve fazer o teste para hepatite C e se vacinar contra as hepatites A e B. A recomendação é feita especialmente para pessoas com mais de 40 anos. O Ministério da Saúde considera primordialmente esta faixa etária porque nas décadas de 80 e 90 havia mais uso de drogas injetáveis, transfusões de sangue e hemodiálise com menor controle e sexo desprotegido.

Contra as hepatites A e B existe imunização. Contra a hepatite A, a vacina é para crianças entre um e dois anos de idade. E contra a hepatite B, a vacina são três doses (aplicadas com zero, seis meses e um ano de idade). Para a hepatite C, estão sendo convocados todos aqueles com mais de 40 anos, que tiveram procedimentos cirúrgicos, que receberam sangue ou que fizeram qualquer tipo de procedimento antes de 1993, para que procurem a Unidade mais próxima para fazer a testagem da hepatite C.

Programação completa das ações:

>>> 20/07 (sexta-feira) – Realização de Palestra sobre Prevenção às Hepatites Virais, panfletagem, distribuição de Laços Amarelos, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Local: Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol);

>>> 21/07 (sábado) – Aulão da Academia da Cidade, aferição de PA e Glicemia Capilar, palestra sobre prevenção às hepatites virais, panfletagem, distribuição de laços amarelos, testagem rápida para hepatites B e C, e vacinação da Hepatite B.

Local: Parque da Sementeira, das 7h às 12h;

>>> 24/07 (terça-feira) – Palestra sobre Prevenção às Hepatites Virais, com foco na saúde do trabalhador, testagem rápida para hepatites B e C, e vacinação da Hepatite B.

Local: Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), a partir das 8h;

>>> 28/07 (sábado) -Panfletagem, distribuição de laços amarelos, testagem para hepatites B e C e realização de panfletagem sobre a prevenção das hepatites virais nos salões de beleza e estúdios de tatuagens do centro da cidade.

Local: Praça Central do Mercado Municipal de Aracaju, das 8h às 13h;

>>> 30/07 (segunda-feira) -Testagem rápida para hepatites B e C, e vacinação da hepatite B ao público específico de manicures e tatuadores.

Local: Praça Zilda Arns, das 8h às 13h.

Fonte: AAN 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais