Em Aracaju, 40 Unidades de Saúde vão vacinar idosos acima de 90 anos

Para facilitar o acesso à vacinação dos idosos contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), priorizou a imunização por faixa etária, iniciando por idosos a partir de 90 anos, nos dias 10, 11 e 12 (próxima quarta, quinta e sexta-feira). Além do sistema drive-thru, que exige cadastro prévio e código validado no site da Prefeitura, os idosos também terão a possibilidade de imunização nas Unidades Básicas de Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde destaca que, para ter acesso à dose, o idoso tenha cadastro no Sistema Único de Saúde (cartão SUS), o qual deverá ser feito na UBS, onde o usuário apresentará documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. A mesma documentação deverá ser apresentada pelo responsável legal, no caso do cadastro de idosos acamados. Nesse primeiro momento, serão imunizados idosos acima de 90 anos, acamados ou não.

A estratégia aplicada pelo Município, de classificar os idosos por faixa etária, objetiva evitar aglomerações nas Unidades de Saúde. A SMS planejou a logística de maneira a garantir as doses conforme o quantitativo de idosos residentes na Capital. Da mesma forma, é importante que os usuários não se desloquem até às UBS antes do horário de funcionamento das salas de vacina, pois, caso tenha se passado os três dias de imunização para esse grupo e ainda haja idosos nessa faixa etária que não se vacinaram, esses receberão a dose no decorrer da semana.

Unidades Básicas de Saúde

No caso de idosos com mobilidade e que desejem receber o imunizante na Unidade Básica de Saúde, caso já tenham cadastro no SUS, basta se dirigir à UBS. E havendo a necessidade de realização do cadastro, a dose será aplicada em seguida. Idosos acamados cadastrados receberão a dose no domicílio pela Equipe de Saúde da Família.

Por conta da pandemia, as UBSs Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, José Conrado e Onésimo Pinto estão com as salas de vacina fechadas, pois o atendimento é exclusivo para casos de síndromes gripais ou suspeitos de covid-19. Atualmente, a SMS disponibiliza 40 salas de vacina, sendo 27 funcionando das 8h às 16h, e 13 UBS com horário de funcionamento estendido até às 18h.

As unidades que estão trabalhando em horário diferenciado, de segunda a sexta, até às 18h, são: Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Max Carvalho (Ponto Novo), Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Bairro Industrial), Manoel de Souza (Conjunto Sol Nascente), Santa Terezinha (Robalo), Joaldo Barbosa (Bairro América), José Calumby (Jardim Centenário), Augusto Franco (Augusto Franco), Fernando Sampaio (Castelo Branco) , Cândida Alves (Santo Antônio) e Dona Sinhazinha (Grageru).

Já as unidades que estão com as salas de vacina funcionando das 8h às 16h são: Augusto César Leite (Conj. Sta Tereza), João Bezerra (Pov. Areia Branca), Niceu Dantas (Pov. Mosqueiro), Roberto Paixão (17 de março), Osvaldo Leite (Santa Maria), Elizabeth Pita (Santa Maria), Humberto Mourão (São Conrado), Celso Augusto Daniel (Santa Maria), Ávila Nabuco (Conj. Médice), Madre Tereza de Calcutá (Jabotiana), Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos), Adel Nunes (América), Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), Maria do Céu (Centro), Amélia Leite (Suíssa), Porto Dantas (Porto Dantas), José Augusto Barreto (Japaozinho), Carlos Fernandes (Lamarão), José Quintiliano (Santo Antonio), Eunice Barbosa (Coqueiral), João Cardoso (José Conrado de Araújo), Anália Pina de Assis (Almirante Tamandaré), João Oliveira Sobral (Santos Dumont), Walter Cardoso (Veneza), Renato Mazze Lucas (Santos Dumont), Lauro Dantas Hora (Bugio), Carlos Hardmam Côrtes (Soledade).

É importante destacar que é necessário levar documento com foto no dia da vacinação. Quem optar pelo drive-thru, deve levar também o código emitido pelo portal da Prefeitura. A gestão informa, ainda, que não solicita dados do usuário por e-mail ou rede social.

Fonte: AAN 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais