Mães e profissionais debatem a importância da amamentação em Aracaju

Mães e profissionais da saúde debatem a amamentação na SMS (Foto: Portal Infonet)

Dando prosseguimento às atividades do Agosto Dourado, mês alusivo à importância do aleitamento materno, a Secretaria da Saúde de Aracaju promove na manhã desta sexta-feira, 9, o 5º Fórum Perinatal de Aracaju. O evento carrega o tema “Empoderar mães e pais – Favorecer a Amamentação”.

Ana Elisabete atua como responsável técnica do Programa da Criança. (Foto: Portal Infonet)

A responsável técnica do Programa da Criança, Ana Elisabete, ressalta que o mês de agosto possui uma agenda intensa em torno do assunto, mas que a relevância do tema deve ser tratada diariamente pela sociedade. “O agosto dourado é um mês em que intensificamos nossas ações. Para este ano, escolhemos o tema empoderamento porque entendemos que, a mãe, o pai e a sociedade se atentando à importância do aleitamento materno, quem ganhará é a criança.”, explica.

Segundo Ana Elisabete, a amamentação fortalece o vínculo familiar, além de ser responsável por transmitir vacinas naturais para a criança. “O leite materno transfere nutrientes e imunidade passiva. A criança ganha vacinas que não poderá receber nos primeiros meses de vida, já que parte delas só pode ser aplicada a partir do primeiro ano”, argumenta.

Kamila Mendonça foi mãe aos 29 anos de idade. (Foto: Portal Infonet)

Kamila de Mendonça, 30, se tornou mãe há um ano e conta que passou por um período turbulento durante o aleitamento. “Antes do filho nascer a gente idealiza um monte de coisa, pensa que vai ser tudo como se dá na teoria, mas, na prática, é muito diferente. Tive ferimentos no mamilo e mastite, que é um acúmulo de leite nos seios. Cheguei a ter calafrios e muita dor”, diz.

Durante o período, Kamila precisou contratar uma consultora de amamentação que a auxiliou no processo para evitar que a alimentação do filho não fosse alterada. “Ela me ajudava fazendo a ordenha, desempedrava o peito com massagem manual e eu conseguia colocá-lo para mamar de novo.”, explica Kamila.

A programação segue com palestras e eventos durante todo o mês. Ainda nesta sexta haverá debates em torno de dados nacionais, além das falas de mães, que trarão suas experiências acerca da fase de aleitamento.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais