Novo guia de isolamento domiciliar é disponibilizado à população

A duração do isolamento domiciliar deve ser de 10 dias para casos confirmados e suspeitos da Covid-19. (Foto: Assessoria/Prefeitura de São Cristovão)

O Centro Municipal de Operações de Emergências em Saúde Pública de São Cristóvão (COE) publicou um guia de isolamento domiciliar, com orientações atualizadas sobre como realizar o isolamento em casa no atual contexto da pandemia covid-19.  As orientações são direcionadas para pessoas com casos confirmados da doença, para casos suspeitos, para membros da família que residem com caso suspeito e/ou confirmado e para pessoas que estiveram em contato próximo com um caso confirmado durante o período de transmissibilidade viral (02 dias antes e 10 dias após a data de início dos sintomas).

O isolamento domiciliar tem como objetivo evitar a propagação do novo corona vírus e trata-se de uma medida prioritariamente realizada em domicílio, mas conforme o estado clínico de cada paciente, pode-se haver a necessidade de transferência para o ambiente hospitalar.

A duração do isolamento domiciliar deve ser de 10 dias para casos confirmados e suspeitos da Covid-19, bem como para seus contatos próximos, sejam domiciliares e/ou da comunidade. O isolamento domiciliar poderá ser suspenso quando estes indivíduos passarem pelo menos as últimas 24 horas destes 10 dias com ausência de febre sem a utilização de medicamentos antitérmicos e sem quaisquer sintomas respiratórios.

“O Guia de Isolamento Domiciliar é um documento importante para pessoas com suspeita ou confirmação da COVID-19 e para seus contatos próximos, uma vez que orienta sobre como deverão cumprir adequadamente o isolamento em domicílio para evitar a propagação do novo coronavírus enquanto estiverem no período de transmissibilidade/em monitoramento. A Secretaria de Saúde publicou uma nova versão que traz as atualizações sobre Isolamento Domiciliar do Ministério da Saúde e acréscimos de alguns tópicos pertinentes para esse período”, afirma o Gerente de Epidemiologia e Informação em Saúde e integrante do Centro Municipal de Operações de Emergências em Saúde Pública de São Cristóvão, José Marcos Santos.

Entre as orientações do protocolo estão a necessidade de destinar um quarto/cômodo com janela e um banheiro de uso exclusivos para pessoas com casos confirmados ou suspeitos. Além disso, o guia descreve como deve ser a rotina de quem está em isolamento, desde orientações de higiene, cuidados com animais domésticos e também com a preservação da saúde mental do indivíduo isolado.

“Precisamos reforçar os cuidados em saúde mental, uma vez que o período de isolamento é um momento de incerteza que pode trazer como conseqüência ansiedade, angústia, raiva, stress e sintomas depressivos. Por isso, criamos um serviço de plantão psicológico que funciona de segunda a quinta-feira de 8h às 16h pelo telefone (79) 9 9842-6841 para acolher de maneira qualificada as pessoas que necessitarem de um suporte emocional nesse período de isolamento domiciliar”, afirmou

As recomendações também buscam oferecer alternativas para melhor aproveitar o tempo em casa, como sugestões de cursos on-line gratuitos, indicações de visita virtual a museus, promoções de streaming, entre outros.

É importante lembrar que o isolamento domiciliar é uma medida compulsória, ou seja, de caráter obrigatório e seu descumprimento pode implicar medidas legais junto ao Ministério Público e órgãos policiais, pois este descumprimento envolve riscos à saúde de toda a população.

O Guia de Isolamento Domiciliar completo está disponível no portal da prefeitura de São Cristóvão, na área covid-19, na aba ações de enfrentamento: https://transparencia.saocristovao.se.gov.br/covid19 Em caso de dúvidas sobre a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe do número (79) 99883-6201 para contato.

Fonte: Assessoria/Prefeitura de São Cristovão

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais