PMA aguarda impacto da flexibilização para decidir futuro do HCamp

Hospital tem funcionado com 40 leitos (Foto: Secom/PMA)

A desmobilização dos leitos do Hospital de Campanha, em Aracaju, já está em pauta no âmbito municipal, embora a Prefeitura encare com cautela uma tomada de decisão. A Secretaria Municipal de Saúde entende como fundamental aguardar até a próxima semana para avaliar os impactos que o processo de flexibilização das atividades comerciais pode gerar na saúde, com possíveis novos casos de Covid-19 em massa.

Criado para ofertar até 152 leitos, o Hospital de Campanha nunca chegou a ofertar sua capacidade máxima, por causa da falta de profissionais para preencher todas as equipes médicas. A Município chegou a contratar médicos estrangeiros e com registros provisórios, mas a medida foi derrubada pela Justiça Federal e o recurso da Prefeitura não teve efeitos. Atualmente o Hospital está com 40 leitos em operação, com 25 respiradores.

Com a queda na taxa de ocupação dos leitos, nos últimos dias, a desmobilização de alguns leitos começou a ser discutida pelas autoridades. No âmbito estadual, o governador Belivaldo Chagas afirmou que a partir de setembro começaria e encerrar contratos com hospitais particulares e estudar a desativação de leitos de UTI sob gestão do Estado. A Prefeitura de Socorro também já afirmou que vai desmontar o Hospital de Campanha.

Aracaju agora analisa possíveis ondas de contaminação, como observadas em outros estados que fizeram processo de flexibilização semelhante, para anunciar sua decisão.

Por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais