‘A maternidade não fechou e nem fechará’, diz prefeita de Capela

“A maternidade não fechou e nem fechará. Tivemos essa certeza ontem em reunião com o Governo do Estado”, afirma Silvany Manlac (Foto: arquivo/ Portal Infonet)

A prefeita do município de Capela, Silvany Manlac, afirmou nesta quarta-feira, 30, que as atividades do Centro Obstétrico Dr.ª Leonor Barreto Franco, continuam a existir. Segundo a gestora municipal, a reunião com o Governo do Estado de Sergipe foi bastante positiva e, com isso, há diálogo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para se criar uma escala de plantão que possa atender a maternidade e também a viabilização de realocar alguns serviços médicos para outras unidades hospitalares.

Segundo a prefeita, a reunião com o governador foi positiva (Foto: Facebook pessoal da prefeita)

“A maternidade não fechou e nem fechará. Tivemos essa certeza ontem em reunião com o Governo do Estado”, afirma Silvany Manlac. Segundo ela, há um sentimento bastante positivo para a continuidade dos serviços médicos. “O que existe neste momento é uma organização para se criar uma escala médica. Ou seja, saber quais médicos da capital estão interessados em trabalhar lá na maternidade”, destaca.

Segundo a SES, ficou definido que os serviços da maternidade de Capela só serão transferidos para outras unidades após definição de todo o fluxo sobre onde as gestantes serão atendidas. O alinhamento tem o apoio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde do MP [Ministério Público] e a promotoria de Capela. “É preciso seguirmos algumas etapas e uma delas é a distribuição dos profissionais e criar um fluxo a fim de assistir as pessoas que precisam da maternidade no tocante ao deslocamento. Se houver médicos dispostos a completar a escala médica, a maternidade continua com o seu funcionamento, mas esta não é a realidade há muito tempo. Essa ação vai melhorar o fluxo, otimizar o recurso e nenhuma gestante ficará sem atendimento na rede estadual de saúde”, revela o secretário de saúde, Valberto de Oliveira.

Protestos

Um grupo formado por servidores e assistidos pela Maternidade de Capela se manifestaram na manhã desta última terça-feira, 29, em frente ao Palácio dos Despachos Governador Augusto Franco. O ato cobra uma posição do Governo de Sergipe diante das recentes veiculações de notícias acerca do fechamento da unidade hospitalar.

Por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais