Evento em Aracaju discute psicanálise e educação

(Foto: Ascom)

O Núcleo Psicanalítico de Aracaju (NPA) irá promover no dia 27 de Fevereiro (sábado) a partir das 9h da manhã mais uma edição do projeto Encontros de Psicanálise, dessa vez trazendo para a discussão o tema "Psicanálise e Educação". O evento é destinado a educadores, pedagogos, professores, psicólogos, médicos, psicanalistas e demais interessados no assunto. A atividade será realizada no Auditório do Centro Médico Luiz Cunha.

O objetivo é vislumbrar intercâmbios entre as duas áreas do saber, de forma a ampliar pontos de vista, auxiliando para uma compreensão mais integrada diante da complexidade e importância dos dois estudos. Para isso, serão apresentados comentários e reflexões de Joseane dos Santos – psicóloga, psicanalista em formação, pedagoga e membro-fundadora do Instituto Psicanalítico de Formação e Pesquisa Armando Ferrari no Brasil, além de diretora-financeira do NPA -, Nanci Mitsumori – docente da Universidade Tiradentes, pedagoga, psicanalista e doutora em Educação pela USP – e Rodrigo Goulart – psicólogo, psicanalista em formação, coordenador do projeto e da mesa e membro-fundador do Instituto Psicanalítico de Formação e Pesquisa Armando Ferrari no Brasil.

“A ideia é de construir algo em conjunto durante o evento através das discussões”, explica a pedagoga e psicanalista Nanci Mitsumori. Segundo ela, contribuições e ganhos para ambas as áreas são conquistados a partir dessa articulação: “Freud dizia que a educação era a profissão do impossível, não no sentido do irrealizável, mas de que ela precisa incorporar aquilo que não pode ser idealizado, levando em conta sempre os encontros, o imprevisto”.

Em Março de 2015, o projeto do NPA trouxe para discussão as possibilidades de diálogo entre a psicanálise e o campo das neurociências. Já em Agosto, o tema escolhido foi as aproximações da psicanálise com a música. Para o psicólogo Rodrigo Goulart, coordenador do projeto, a iniciativa representa uma oportunidade de troca entre disciplinas que se encontram isoladas e fragmentadas em virtude do mundo moderno. Segundo ele, "os estudiosos têm percebido nas últimas décadas que, independente do ponto de partida do estudo, os caminhos acabam se cruzando em algum ponto ou em vários, já que o objeto de estudo é sempre o mesmo: o ser humano".

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no dia do evento ou antecipadamente através do preenchimento de formulário no site www.psicanalisearacaju.org.br. Também é possível enviar email para contato@psicanalisearacaju.org.br ou comparecer na sede do NPA – Sala 1103 do Centro Médico Luiz Cunha. O investimento é de R$20,00 para estudantes (devem apresentar comprovante da instituição) e R$40,00 para profissionais. O telefone disponível para entrar em contato com o NPA é (79) 3246-5729.

Fonte: Assessoria de comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais