Seed realiza reunião do Plano de Ações Articuladas

Encontro contou com a participação de técnicos e secretários (Foto: Eugênio Barreto)

Na manhã desta quarta-feira, 30, aconteceu na Secretaria de Estado da Educação (Seed) a reunião do Plano de Ações Articuladas (PAR), ciclo 2016/2019. O encontro contou com a participação dos técnicos e secretários de sete municípios.

Marcaram presença na reunião os representantes dos municípios de Umbaúba, Itabi, São Cristóvão, Areia Branca, Pinhão, Macambira e Campo do Brito.

Para o gestor da Coordenadoria de Gestão Democrática e Articulações com os Municípios (Cogedam), José Welto Gama, a iniciativa só reforça a preocupação da gestão da Seed em promover uma melhoria na qualidade do ensino.

"A Seed presta todo o apoio e a orientação necessária na reelaborarão das ações para os 75 municípios do Estado", explica Welto. Para ele, o PAR é o principal programa do Governo Federal para auxiliar os municípios nas tomadas das ações.

De acordo com a secretária Municipal de Educação de Pinhão, Lindaura da Costa Conceição, na reunião acontecem discussões bastante ricas que servem como subsídio para ajudar os dirigentes municipais. "É possível ter uma visão mais contextualizada do cenário educacional de Sergipe. Além disso, colabora nas tomadas de decisão e na implementação das ações do município", complementa.

"A reelaboração do PAR sempre conta com o apoio dos técnicos da Seed, os quais são profissionais vinculados ao Cogedan. A Secretaria conduz o processo de formação e ainda tira as dúvidas do preenchimento do sistema online do PAR", complementou o gestor.

Plano de Ações Articuladas (PAR)

Em abril de 2007 o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação, colocou à disposição dos estados, dos municípios e do Distrito Federal os instrumentos eficientes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, em especial a educação básica pública.

Neste contexto, a partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à Elaboração dos seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). O programa planeja as ações para a Educação para quatro anos e auxilia os estados e municípios na melhoria da qualidade da educação.

"A novidade do PAR este ano é que irá dialogar com as metas pactuadas nos planos municipais de educação de cada um dos municípios", diz José Welto.  Para ele, o Governo Federal quer financiar ações estruturantes para a educação, mas que essas iniciativas estejam contempladas no Plano Municipal de Educação.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais